segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ilheenses discutem políticas culturais em Conferência Municipal

Durante a III Conferência Municipal de Ilhéus, artistas, poder públicos e sociedade civil discutiram os dois eixos temáticos propostos pelo governo federal, e aprofundaram o debate sobre o PPA
A aprovação de propostas capazes de contribuir para a elaboração de políticas públicas culturais para os próximos anos foi um dos principais destaques da III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada no último final de semana (2 e 3 de agosto), no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). Além de encaminhar novas proposições, os participantes também elegeram três delegados que estarão representando o município na conferência territorial, prevista para acontecer na cidade de Itabuna, nos dias 30 e 31 deste mês. Na sexta-feira (2/08), a conferência atraiu 140 pessoas e no sábado (dia 3), cerca de 80.

O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, destaca dois pontos extremamente positivos que, na visão dele, marcaram a III Conferência Municipal de Ilhéus. “Além de discutir os dois eixos temáticos propostos pelo governo Federal, também foi muito importante aproveitar o evento para aprofundar o debate sobre o Plano Plurianual, instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para o período de 2014 a 2017”, ressalta. Um segundo ponto realçado pelo secretário foi a diversidade de agentes culturais presente à conferência, “com destaque para os representantes da comunidade indígena Tupinambá”, acrescenta, valorizando, ainda, a participação de atores, músicos, dançarinos, produtores e lideranças comunitárias.
Durante a conferência, no âmbito do Eixo I, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os variados aspectos que dizem respeito à implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), incluindo sua competência e os passos necessários para a sua criação. Com referência ao Eixo II, foi possível debater as inúmeras formas de expressão cultural, através do patrimônio (material, imaterial e natural), artes visuais, artesanato, audiovisual, mídias interativas, memória, artes cênicas, gestão pública e espaço culturais.
Abertura - A III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus foi aberta na sexta-feira (2/08) com a presença de diversas autoridades, entre as quais o vice-prefeito do município e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, o presidente do conselho municipal de Cultura, Romualdo Lisboa, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, as representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Tula Hoisel, e da comunidade Tupinambá, Nádia Acauã.
O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado, reiterou que o governo municipal segue permanentemente aberto ao diálogo franco e direto com a sociedade. “Seja em que área for, esta é a melhor estratégia para que nós sejamos capazes de superar as dificuldades do município com vistas a construir um futuro melhor para todos”, enfatizou. O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, por sua vez, lembrou que “a cultura é aquilo que nos define como seres humanos. E não apenas com relação à unidade, mas, também, no que diz respeito à diversidade”.
Segundo Atto, “a cultura deve passar a ser uma política de estado e não mais uma política de governo”. Por sua vez, o presidente do conselho municipal, Romualdo Lisboa, registrou sua torcida para que a III Conferência de Cultura de Ilhéus representasse o início de um novo caminho. “Para auxiliar esse processo, já temos em Ilhéus instrumentos fundamentais, como o conselho, o plano e o fundo municipais de cultura”, avaliou. Por fim, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, destacou a importância da participação da sociedade na elaboração das políticas públicas do país.
Histórico - Na Bahia, a cada dois anos, são realizadas conferências estaduais de cultura. A primeira aconteceu em 2005, em Salvador. A partir de 2007, buscou-se realizar as conferências estaduais no interior do Estado, a fim de facilitar o diálogo com os diversos municípios, sempre divididas em etapas municipais, territoriais e setoriais. A segunda Conferência Estadual, que abordou o tema Cultura é o quê?, foi realizada em 2007 na cidade de Feira de Santana. O município de Ilhéus, por sua vez, recebeu, em 2009, a terceira conferência, quando foi discutido o tema Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Finalmente, em 2011, a quarta conferência estadual aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, trazendo o tema central: Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura.
A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá na cidade de Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento dará ênfase ao tema Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura. Com o objetivo de reunir a população para avaliar as políticas públicas de cultura, a conferência sediará a apresentação de ações, projetos e programas da Secretaria Estadual de Cultura, a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.
Paulo Atto destaca que são três as etapas que antecedem a conferência estadual: as conferências municipais e/ou Intermunicipais foram realizadas entre 2 de junho e 4 de agosto; e a etapa seguinte, que consiste nas conferências territoriais, ocorrerá de 6 de agosto a 8 de setembro. Já as conferências setoriais serão realizadas entre os dias 14 a 30 de setembro. “A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia e todas as suas etapas antecedentes integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília no período de 26 a 29 de novembro de 2013”, completa Atto.
           
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 05.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...