quinta-feira, 9 de maio de 2013

PA da Dengue em Ilhéus atende agora a média de 50 pessoas por dia


O Pronto Atendimento (PA) da Dengue, instalado no anexo do Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista, em Ilhéus, atende em média 50 pessoas por dia. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o posto serve como centro de referência no tratamento da patologia e realiza diversos exames e outros procedimentos que agilizam o diagnóstico e o tratamento imediato da doença. No início do funcionamento do posto, no mês de março, a média era de 100 atendimentos por dia. Agora, esse número caiu pela metade.


A coordenadora do PA da Dengue, Daniela Pereira, explica que a combinação de febre e outro sintoma como dor nos olhos, dor nas articulações, mal estar, mancha vermelha no corpo, pode ser dengue e, recomenda que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima. O paciente que se dirige ao PA é atendido pelo médico de plantão, momento em que é feita uma triagem, e realiza os exames de hemograma, sorologia (a partir do 7º dia de início dos sintomas) e a prova do laço, que detecta se a dengue é do tipo A, B,C ou D. O paciente notificado também leva para casa os medicamentos que auxiliam no tratamento da doença.

Segundo Daniela, na semana anterior à abertura do Pronto Atendimento foram notificados 98 casos de dengue em Ilhéus. Na primeira semana de ativação do PA, os casos, em toda a cidade, aumentaram para 238. “O acréscimo de notificações, naquele momento, mostra a relevância do funcionamento do PA. O posto já é uma referência para a comunidade”, salienta.

A equipe diária de atendimento é formada por três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um médico. O funcionamento é realizado das 7 às 19horas, de segunda-feira a sábado. No domingo, o atendimento acontece no pronto socorro do Hospital Geral Luiz Viana Filho.
Faxinaço - A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Patrícia Dickie, informou que nesta sexta-feira, dia 10, será realizado um mutirão contra a dengue no bairro Hernani Sá, na zona sul da cidade, que terá início às 9 horas, com uma passeata. A ação contará com a participação de estudantes do ensino fundamental II do CAIC, local de encontro e de início faxinaço. Serão distribuídos sacos de lixo e folhetos com orientações sobre medidas preventivas e de combate à dengue, além de telas e tampas para cobertura de tonéis, caixas d’água e tanques.

DA - Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 09.05.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...