quinta-feira, 25 de abril de 2013

Baixe Foto - Cleiton Libra - Ascom - SJCDH (8).jpg (680,1 KB)Com o tema “Nada sobre nós sem nós”, foi realizada na manhã desta quinta, 25, a sessão de inauguração da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CPDEF, da Câmara Municipal de Salvador.

Essa é somente a primeira de muitas sessões onde iremos trabalhar a promoção dos direitos da pessoa com deficiência”, disse a Vereadora Fabíola Mansur (PSB),

Presidente da CPDEF. Ela também afirmou que todas as decisões da comissão serão tomadas de comum acordo com os representantes e especialistas do segmento. “Aqui nós não seremos os protagonistas. Esse papel é de vocês. Seremos apenas a ferramenta necessária para a criação das leis e proteção dos seus direitos”.

Diante do plenário da Câmara lotado por representantes da Associação Baiana de Cegos, Secretaria Estadual da Educação, APAE, AFAGA, CUT, Centro de Atenção à Pessoa com Glaucoma, ABADEF, Ser Down, ATRAS, COEDE, Grupo Gay da Bahia e representantes da sociedade civil, o Secretário Almiro Sena, representando o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, citou as ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Ele afirmou que a participação do Estado na sessão especial simbolizava o fortalecimento da parceria institucional. “É importante que essa luta também seja fortalecida no âmbito municipal, pois o Estado da Bahia já está preparado para apoiar essa iniciativa”, declarou Sena.
 
Cidadania para todos – Durante seu pronunciamento, Almiro Sena convidou a administração municipal a aderir ao Plano Viver sem Limites (uma iniciativa do Governo Federal para promover os direitos da pessoa com deficiência), e declarou que o desafio da SJCDH é levar a cidadania ‘para quem está na ponta’. “Nós colocaremos em execução o projeto de capacitação contínua dos motoristas de ônibus de Salvador. Eles precisam atender com eficiência e atentar para colaborar no respeito aos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência”, afirmou Sena. Na oportunidade, ele citou o sucesso das parcerias da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SUDEF, da SJCDH, com o Procon, na realização das blitzes de acessibilidade e com o Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional na Bahia – IPHAN, na realização da pista de acessibilidade do Pelourinho.
 
O Secretário reforçou o compromisso de continuar promovendo as parcerias necessárias para garantir a dignidade das pessoas e tornar o Estado da Bahia mais cidadão e verdadeiramente acessível.

Da assessoria  do SJCDH,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...