terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Melhoria do transporte urbano coletivo é prioridade

Visando atender a determinação do prefeito Claudivane Leite de promover urgentes melhorias no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Itabuna, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) está finalizando um extenso relatório apontando os principais problemas que atualmente fazem do serviço prestado pelas empresas que o exploram um dos piores sistemas entre os municípios baianos. Para desenvolver o relatório, técnicos e fiscais da Diretoria de Transportes da Settran realizaram no final de semana passada uma minuciosa vistoria da frota das duas empresas que operam o sistema. Dentre os itens observados constatou-se diversas irregularidades em relação ao estado de conservação e vida útil dos veículos, a exemplo de equipamentos de segurança defeituosos, inexistência de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), bem como emplacamento feito em outros municípios ou mesmo em outros estados da federação.

O diretor de Transportes da Settran, Tomaz Fernandes de Sousa, adiantou que os resultados preliminares do diagnóstico apontam para o sucateamento da frota do transporte coletivo urbano de Itabuna. “Veículos com assentos e vidros quebrados, pisca alertas, freios e limpadores de pára-brisa defeituosos, falta de cinto de segurança para motoristas. Enfim, um péssimo estado de conservação e de higiene, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos passageiros, motoristas e cobradores”, afirmou. Tomaz disse que foi possível constatar que em 90% dos veículos adaptados com elevadores para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida o equipamento não funciona.

 Outro agravante observado, de acordo com o diretor de Transportes, é a inexistência dos carros reservas. Ele explica que é obrigatória às empresas a manutenção do percentual de 5% da frota com veículos sobresselentes. A Lei municipal que regulamenta o sistema estabelece o prazo de cinco anos de utilidade para os ônibus. Entretanto, destaca Tomaz, em uma determinada empresa 60% dos carros são de 2001 e apenas 10 veículos foram fabricados em 2010. Na outra empresa, os ônibus foram fabricados nos anos de 2003 e 2009.

Fonte - RedeBrasildenotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...