sexta-feira, 11 de maio de 2012

ITABUNA DEBATE VIOLENCIA NESTA SEGUNDA NA ACI

Eduardo Fontes e Givaldo Sobrinho
 Nesta segunda feira (14) às 19h00min a diretoria, da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) realizará debate sobre a questão do alto índice de crimes e assaltos no município.

Muitos empresários da cidade por conta desses assaltos já estão sentindo na pele grandes prejuízos e não tendo para quem apelar, resolveram organizar o encontro.

Já confirmaram presenças para os debates sobre a Segurança Pública, várias autoridades do município, inclusive,o comando das policias civil e militar.

O evento será realizado no “Auditório, Cristovam Colombo Crispim de Carvalho”, da ACI, localizado no 10º andar do Edifício União Comercial, Rua Osvaldo Cruz, 56, centro.

Deste encontro deverá sair um documento que será, em seguida enviado ao Governo do Estado, contendo as deficiências e reivindicações dos empresários ao Governador para a tomada de providências, juntamente com toda a comunidade.

Eduardo Fontes, presidente da ACI, disse que o encontro será aberto, o que dará respaldo para a participação de todas as pessoas que queiram se manifestar na plenária.

GOVERNO DA BAHIA NÃO GOSTA DE ITABUNA

( "A Terra de todos nós"  ainda não chegou por aqui. Aqui tem! Aqui tem! Nada... Triste Bahia, ou coisa semelhante...)

O Governador Jaques Wagner PT está se notabilizando como um indivíduo inadimplente da palavra, para o povo itabunense. Suas promessas de obras para Itabuna foram compridas, mas, jamais cumpridas. Basta recordarmos aqui, da propagada duplicação da BR 415, reforma do Departamento de Polícia Técnica (DPT), reconstrução do Hospital Maria Goreth, etc, etc.
Nos últimos cinco anos não se construiu uma só sala de aula em Itabuna. Hoje há muito menos policiais na cidade: eram 1.200 em 2006 e atualmente são apenas 420; a cidade possui 18 viaturas policiais e hoje existem somente sete e todas alugadas de uma empresa de Belo Horizonte (MG).
Não há nenhuma obra do governo do Estado em Itabuna. Assim como são ruins as condições dos serviços do governo do Estado em áreas cruciais como educação e segurança, é na saúde onde a situação é mais complicada. Estão péssimas as condições de serviços da alta e média complexidade na saúde, que é de responsabilidade do Estado e Jaques Wagner não tem feito nada para garantir a melhoria no setor.
Não faz, ou não conclui obras começadas, ou em estágio de conclusão. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deveria ter sido construída no bairro Jaçanã, seria uma unidade de saúde que funcionaria 24 horas e teria uma importância fundamental para desafogar a rede hospitalar, melhorando o atendimento prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Há quase três anos o Governador do Estado, Jaques Wagner, fez essa promessa e até hoje não a cumpriu, o que revela certo descaso e falta de senso de urgência.
 A UPA em Itabuna só teve iniciativa de construção de mureta, que já se encontra quase toda destruída. E mais nada. COMO SERIA SE ITABUNA TIVESSE UMA UPA - A Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ofereceria serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.
A população itabunense poderia resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chegasse à unidade, os médicos prestariam socorro, controlariam o problema e detalhariam o diagnóstico. Eles analisariam se seria necessário encaminhar o paciente ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM), ou manteria ele em observação por até 24h.
O projeto UPA 24h é uma iniciativa do Ministério da Saúde para reorganizar o fluxo de atendimento na rede pública, com o objetivo de melhorar a assistência oferecida à população. A unidade seria integrada à rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), à rede básica de saúde e à Estratégia Saúde da Família. Criada em 2002, a proposta integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e chegou em Itabuna através do então Deputado Federal, Reginaldo Germano, e não por Geraldo Simões, como ele anda mentindo por ai e nos microfone de sua Rádio em Itabuna.
Do blog: Val Cabral

Eike Batista compra 50% do Rock in Rio

A IMX, empresa de entretenimento e esportes do grupo EBX, do bilionário Eike Batista, comprou 50% da marca Rock in Rio, de Roberto Medina, segundo anúncio feito nesta sexta-feira pelos executivos das duas empresas, durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. O valor do investimento da IMX, no entanto, não foi revelado.

Segundo Medina, o objetivo da associação é sustentar o projeto de levar o festival a outros países da Ásia e América do Norte. Ele disse que já estuda o mercado dos Estados Unidos e de um país europeu, sem citar qual seria.

Entre os projetos que planeja executar, Medina também falou da entrada no mercado de moda em 2013, a realização de um musical sobre o Rock in Rio além do lançamento de outros produtos.

Fonte: Estadão 

Serviço do “Ei, Mamãe” agora inclui veículo para o transporte das gestantes


A Secretaria de Assistência Social promoveu um café da manhã nesta sexta-feira (11), para prestar homenagem às mulheres atendidas pelo programa “Ei, Mamãe”.  O encontro foi aberto pelo Coral das Flautas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), regido pelo maestro Carlos Oliveira.

        As mães tiveram direito a sorteio de brindes, como relógios, minisystems, roupas, cosméticos e acessórios. 

O prefeito Capitão Azevedo copareceu ao evento e fez a entrega de um furgão Doblô, equipado com material de pronto-atendimento, que será utilizado para servir às gestantes. “O meu maior contentamento é ver a felicidade dessas mães, sabendo que essas crianças itabunenses virão ao mundo com melhor qualidade de vida”, declarou Azevedo. 

Segundo a coordenadora do “Ei, Mamãe”, Cíntia Cruz, o veículo entregue nesta sexta-feira dará um suporte importante ao programa. Também estavam presentes à entrega o deputado estadual Augusto Castro, a veradora Rose Castro  e secretários municipais.

        Cilene Jesus Almeida, mãe assistida pelo programa social, elogiou o trabalho feito pelo Ei, Mamãe. “Essa é a minha segunda gravidez acompanhada pelo programa, e tenho muito a agradecer pelo carinho e atenção de todos”, destacou.
               
Por: Thainan Nicácio e Haísa Lima - Fotos: Pedro Augusto - 11/05/2012

Organizadores definem detalhes do próximo São João dos bairros


Um encontro na manhã desta quinta-feira (10), na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Turismo de Itabuna, definiu os últimos detalhes para o São João dos Bairros a ser realizado no  próximo domingo (13) , no bairro São Caetano. A festa é uma promoção da TV Santa Cruz em parceria com a Prefeitura de Itabuna e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e acontecerá a partir das 16 horas,  na Avenida Kennedy.

O secretário Carlos Leahy adiantou que nenhum ponto foi esquecido para que o público tenha uma festa animada e segura. “Faremos uma das maiores e melhores festas para nossa comunidade e visitantes e, com certeza, repetindo o sucesso da abertura do evento, no bairro de Ferradas”.

Uma infraestrutura que inclui tendas de comidas e bebidas típicas e espaço para dança será montada no local e, dentro da programação, estão previstos apresentação de quadrilhas juninas, casamento na roça e concurso da rainha do milho. Tudo isso ao som das bandas Forro Genuíno e Danado de Bom.

O assessor de Marketing da TV Santa Cruz, Gustavo Blohem, que participou da reunião, informou que, antes da realização da festa, bombeiros e técnicos do Sest Senac e da área de saúde promovem uma ação preventiva juntos aos moradores, orientando-os sobre cuidados com fogos de artifício, balões e fogueiras. A comunidade será aconselhada a evitar consumo de bebidas em garrafas de vidro.

“A festa é de todos e tem como objetivo promover alegria, lazer, integração e entretenimento, num espaço próprio onde as manifestações autênticas de nossas diversidades culturais devem ser priorizadas”, destaca Carlos Leahy. O evento presta homenagem ao escritor grapiúna, Jorge Amado, e ao rei do baião, Luiz Gonzaga, que se estivessem vivos completariam um século este ano.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Vinícius Borges – 10/05/12
www.itabuna.ba.gov.br
 
  

Avenidas de Ilhéus são beneficiadas com moderno projeto de iluminação


As avenidas Dois de Julho, incluindo toda a área da Praia do Cristo, Soares Lopes e Litorânea Norte já estão sendo beneficiadas com o projeto denominado de “banho de luz”, que garante uma iluminação maior e mais eficiente dos principais pontos turísticos de Ilhéus. Nesses locais já foram implantados 252 postes novos, com braços de luz e luminárias modernas e lâmpadas brancas que vão iluminar toda a orla, inclusive a área de praia. Os serviços estão em fase de conclusão, restando colocar apenas, em alguns pontos, braços de lâmpadas, reatores e fotocélulas. Mas na maior parte dessas avenidas o serviço já foi executado e vem recebendo elogios de ilheenses e turistas.
As obras de implantação do moderno sistema de iluminação da orla de Ilhéus, realizado através de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, compreende desde a avenida Litorânea Norte, no bairro São Domingos, bairro do Malhado,  até o antigo Porto do Rio Cachoeira, na avenida Aurélio Linhares, passando pelo Porto Internacional, Cidade Nova, avenida Soares Lopes, Praia do Cristo e avenida Dois de Julho. Mas além do serviço de iluminação, a Prefeitura de Ilhéus vai realizar todo o serviço de limpeza e recuperação da orla, com a melhoria da pista de cooper, recuperação da ciclovia, além da capinagem e roçagem dessas avenidas.
De acordo com o prefeito Newton Lima, que tem acompanhado cada passo da realização do projeto, com a realização dessas obras as avenidas de Ilhéus voltarão a ser verdadeiros cartões postais da cidade, além de garantir a humanização dos espaços, já que vão estar totalmente iluminadas e muito mais seguras. Logo após a conclusão desse primeiro trecho, as obras seguem para a avenida Litorânea Norte, que também está recebendo um moderno sistema de iluminação. Os novos postes já foram colocados no bairro do Malhado e agora está na fase de implantação das luminárias. A previsão é que esses serviços na Litorânea Norte também sejam concluídos nos próximos dias.
O projeto de iluminação pública da orla ilheense que está sendo executado envolve recursos da ordem de R$ 903 mil, oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informou que além da colocação dos novos postes e luminárias, serão substituídos também cerca de 60% dos postes antigos, assim como os demais equipamentos, garantindo segurança e comodidade aos moradores e da população que utiliza a orla para a prática de atividades esportivas.
Mas o projeto de iluminação as orla de Ilhéus não para por aí. O prefeito Newton Lima assegurou que serão investidos recursos para a execução de mais um importante projeto, que é a iluminação cênica da Baia do Pontal. “Esse projeto de iluminação cênica é arrojado e que irá realçar, sobretudo, o aspecto visual de uma das áreas mais bonitas de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima. Para isso o prefeito continua mantendo gestões junto à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para a liberação de novos recursos.
Da assessoria

Amurc fecha parceria com Uniube - Itabuna

A qualificação da mão de obra, e consequentemente o desenvolvimento sustentável do Agronegócio na região norteia a parceria firmada esta semana entre a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e a Uniube – Itabuna, unidade de educação a distância que dispõe de curso superior tecnológico no setor, hoje responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. 

O convênio visa facilitar a inserção de trabalhadores ligados ao setor de Agronegócio para a sua capacitação profissional, e de acordo com o presidente da Amurc e prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado favorece ao desenvolvimento do setor nas regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, tendo em vista a necessidade de diversificação da cultura. “Através da parceria com a instituição, os municípios terão a oportunidade de atuar de modo mais eficiente no controle das cadeias de produção agropecuária”.  

O diretor comercial do Polo Uniube – Itabuna, Nerope Martinelli revelou que a parceria com a Amurc é de grande importância para região, pois além de promover a qualificação da mão de obra, o projeto contempla o fortalecimento da economia dos municípios. “Poderemos desenvolver o Agrobusiness, através da competitividade do Agronegócio em benefício dos municípios”.

O curso Superior em Tecnológico de Agronegócio tem a duração de dois anos e meio, com encontros presenciais mensais ou quinzenais, conforme oferta para a turma, no polo determinado, na forma de oficinas de apoio à aprendizagem e seminários e provas presenciais. O projeto completo será apresentado na V Reunião Itinerante da Amurc aos municípios associados no dia 18, na cidade de Jussari.

Por - Viviane Cabral

Famílias ficam desalojadas por causa de cheias em rios da Bahia

Há dois dias chove forte no extremo sul da Bahia. Em Porto Seguro várias ruas ficaram alagadas. Em Santa Cruz Cabrália, 236 famílias que moravam em área indígena estão desalojadas por causa da cheia dos rios Jardim e Mutari.O secretário de infraestrutura e coordenador da Defesa Civil do município, Fernando Oliveira, afirmou nesta quarta-feira que desde a segunda-feira (7) chove sem parar na região."É a primeira vez que temos um volume de chuva que causa esse transtorno. Em três dias choveu 85 mm aqui [Santa Cruz Cabrália], aparentemente é pouco, mas por estarmos no litoral a maré sobe e não tem para onde escoar, as precipitações são eminentes", afirmou o secretário.
http://www.blogdodenilton.com/

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...