quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Serviço de Farmácia da Santa Casa de Itabuna inova com ações estratégicas



Efetuar a padronização, armazenamento, distribuição, controle dos medicamentos e produtos para saúde, e programar ações que contribuam para o uso seguro e racional de medicamentos. Estas são algumas das atribuições do Serviço de Farmácia Hospitalar do Hospital Calixto Midlej Filho. Com quase 30 funcionários diretamente ligados ao serviço, algumas das conquistas recentes foram as implantações do Serviço de Farmacovigilância e Tecnovigilância, e da Comissão de Farmácia Terapêutica, esta última que participa ativamente na seleção de medicamentos necessários ao perfil assistencial do hospital. 

Sobre o Sistema de Farmacovigilância e Tecnovigilância, a estratégia trabalha com a identificação e prevenção de reações adversas aos medicamentos. “Este serviço, cuja responsabilidade direta é do Farmacêutico junto à equipe multidisciplinar, ainda está iniciando seus primeiros passos e, mesmo assim, já obtivemos resultados positivos, a exemplo da devolutiva aos fornecedores em relação à melhora da qualidade dos produtos e a escolha ideal deste medicamento para a Santa Casa, otimizando a qualidade da assistência aos nossos pacientes”, destacou a coordenadora do Serviço de Farmácia da SCMI, Natasha Moura Rodrigues Bandeira.

Outro destaque é a implantação da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), instância colegiada, de caráter consultivo e deliberativo que tem por finalidade o desenvolvimento e supervisão de todas as políticas e práticas de utilização de medicamentos no hospital. “Temos alcançado grandes conquistas este ano com o fortalecimento da CFT em reuniões mensais, a exemplo da elaboração do Regimento Interno da Comissão, racionalização do uso de alguns medicamentos e a construção da Lista de Padronização do HCMF. Nossa meta para o próximo ano é a conclusão desta Lista de Padronização e a elaboração do Guia Farmacoterapêutico do HCMF”, citou Natasha Bandeira. Assim, a CFT é composta por representantes dos serviços Médico, Farmacêutico, de Enfermagem e da Administração.

Sobre o serviço
A presença de um farmacêutico responsável qualificado para o acompanhamento das rotinas hospitalares também garante a atuação na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), subsidiando as decisões políticas e técnicas relacionadas, em especial, à seleção, à aquisição, ao controle de antimicrobianos, germicidas e saneantes. 

“Para desenvolver com qualidade todo este serviço contamos com 25 atendentes de farmácia, um assistente administrativo, um serviços gerais, uma farmacêutica responsável pelo HCMF e a farmacêutica coordenadora, responsável pelo gerenciamento e supervisão das três unidades da SCMI. 

Por Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...