quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Termina hoje o III Congresso Brasileiro do Cacau


cacaucongressomesa
O evento vai até hoje quarta-feira (14) e está discutindo diversos problemas ligados ao tema "Inovação Tecnológica e Sustentabilidade", por meio de painéis, conferências e palestras. Nesta quarta-feira, um documento intitulado "Carta de Ilhéus" vai pontuar as soluções propostas pelos congressistas.
No primeiro dia do evento, o superintendente regional da Ceplac da Bahia, Juvenal Maynart Cunha, lembrou  que o congresso é uma oportunidade de se avançar em questões que hoje travam o desenvolvimento da cacauicultura."O que precisamos responder à sociedade é por que, numa região em que se tem solo fértil, chuva abundante e bem distribuída, acesso à ciência e à tecnologia, o homem não consegue viver de sua atividade agrícola". Para ele, como órgão público, a Ceplac precisa dar essa e outras respostas à sociedade brasileira.
A mesma linha foi defendida pelo representante do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles. Já o novo diretor-geral da Ceplac, Hélinton Rocha, destacou o valor de cada pessoa na construção de um sistema forte, como passo necessário para se estabelecer os três pilares da sustentabilidade. "Precisamos valorizar o capital humano envolvido na cacaucultura. Desde os servidores da Ceplac, passando pelos cacauicultores, que construíram essa cultura".
Por sua vez, o secretário estadual da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, que falou em nome do governador Jaques Wagner, afirmou que a Bahia tem avançado em questões como a da cabruca, por meio da lei que a tipifica como um dos sistemas agrossilvopastoris. "Também temos nos empenhado na questão da dívida dos produtores, mas queremos reforçar o pensamento do doutor Gerardo Fontelles e dizer que precisamos de união. A cultura só vai ser forte se os produtores estiverem unidos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...