terça-feira, 23 de outubro de 2012

Temperatura esquenta no debate em Salvador


ACM Neto chamou Pelegrino de arrogante e mentiroso, que retrucou ao dizer que adversário é fracassado


Em um debate escasso de propostas e rico em ofensas, os candidatos à prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) e Nélson Pelegrino (PT), se encontraram na noite da última segunda-feira (22), em evento realizado pela Rede Record. A tônica do programa foi a discussão entre os dois postulantes ao Palácio Thomé de Souza _sede do executivo soteropolitano.


Antes de passaram às ofensas mútuas, Pelegrino novamente reforçou a importância do alinhamento entre as esferas de poder: federal (com a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT), estadual (com o governador Jaques Wagner, também petista) e municipal.


O candidato do DEM, por sua vez, disse que em seis anos de governo do PT no Estado, a violência aumentou na Bahia e o turismo caiu, entre outros problemas. Ele afirmou que o partido do prefeito faz parte das bases aliadas do governo estadual e federal e que, inclusive, Wagner foi ao ato de filiação de João Henrique ao PP. Por fim, afirmou que o petista indicou quatro secretários do prefeito.


Quando Pelegrino perguntou se ACM Neto saberia respoder o custo que é levar o metrô a Cajazeiras, o demista respondeu que coube ao PT reduzir o traçado original de doze para seis quilômetros. "Quem cortou o metrô foram vocês, em 2005". Pelegrino reagiu. "Quem cortou foi o seu prefeito João Henrique. Foi ele". O petista acrescentou que seu adversário sequer foi à reunião da bancada baiana na Câmara dos Deputados _os candidatos são congressistas_ para tratar do assunto.


O petista tentou nacionalizar o debate ao afirmar que o DEM vai pedir a inconstitucionalidade do Código Florestal. Nesse momento, ACM Neto disse esperar "que a cota de mentiras de Pelegrino esteja acabando". Seu adversário disse não ser fracassado, ACM Neto, por sua vez, garantiu que sua agremiação vá à justiça contra o Código.


A partir daí, Pelegrino disse que ACM Neto é "fracassado", pois seu grupo político perdeu diversas eleições. O demista disse que seu adversário é "arrogante". A resposta que ouviu é de que seu avô é que era "arrogante" e governou a Bahia com truculência. O demista chamou seu concorrente de 'fracassado e incompetente" quando Pelegrino foi secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em 2009 e 2010.


ACM Neto perguntou a opinião de seu adversário sobre a condenação de petistas no mensalçao. Pelegrino lembrou os mensalões do PSDB e do DEM. Ele ainda citou uma entrevista na qual o ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda financiou a campanha de ACM Neto para a prefeitura, há quatro anos. Por essa citação, o demista afirmou que vai processar criminalmente Pelegrino.


Temas como as relações do ex-senador goiano Demóstenes Torres com a contravenção e a sua ação no Supremo Tribunal Federal (STF) também foram colocados. Em suas considerações finais, Pelegrino disse representar "a mudança". Já ACM Neto parafraseou o ex-presidente Lula e afirmou que "a esperança vai mudar o medo".


 João Paulo Gondim - iG Bahia

23/10/2012 03:08:47

Veja mais no PoliticaLivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...