quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Serviço Social do Hospital São Lucas mantém projetos de assistência ao paciente


Coordenado pela assistente social Andréa Rodrigues, o Serviço Social do Hospital São Lucas dedica-se a apoiar e facilitar ao máximo a estadia de pacientes e seus acompanhantes dentro da Unidade Hospitalar, além de promover a interlocução com outros órgãos e serviços para a garantia de direitos assistenciais. Com exclusividade para atendimento SUS, o Hospital São Lucas recebe uma grande demanda de pacientes que necessitam da atuação direta do Serviço Social. 

O Serviço Social do HSL atua em atividades direcionadas não só ao acolhimento dos pacientes e acompanhantes. “Todo trabalho do cuidar é desenvolvido para que possamos prestar um atendimento de qualidade aos usuários, buscando a resolutividade de problemas que possam interferir no tratamento à saúde”, declarou Andrea. O setor também contribui na efetivação da garantia de direitos aos usuários e intermedia situações de conflitos dos pacientes e acompanhantes conjuntamente com os demais membros da equipe de trabalho.

Assim, um dos programas executados é o Encontro com Acompanhantes, que ocorre a cada 15 dias, marcado ainda pela participação multidisciplinar da Coordenação de Nutrição e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. 

“Além do Encontro quinzenal, promovemos essa conversação diariamente com os novos acompanhantes, sempre acolhendo e socializando normas e rotinas”, declarou Andrea. A visita aos leitos também é realizada, principalmente a partir da sinalização da equipe de enfermagem, momento em que alertamos para a existência de Direitos, principalmente Previdenciários e dos Programas de transferência de renda. 

Contando com o trabalho da Jovem Aprendiz Aline Claina, Andrea Rodrigues lembra que todo serviço somente é possível com o apoio conjunto de toda equipe multiprofissional do Hospital. “Inclusive temos um projeto em parceria com a psicóloga Elisângela Catapreta, para instalação de uma Brinquedoteca Adulto e uma Área Verde, ferramentas de estimulação lúdicopedagógica que deverão auxiliar o desenvolvimento do trabalho da assistência social”, finalizou Andrea.  

Da assessoria
Por - Jack Simões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

NOTA DA UPB

UPB seguirá mobilizada pela desoneração da folha dos municípios após liminar que derruba o benefício A decisão do ministro será julgada no p...