segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rins – os pequenos notáveis


Neyde Vinhático
 Por Neyde Vinhático*
 
Quando, no início do curso de Medicina, comecei a estudar a função dos rins fiquei impressionada com aqueles pequenos órgãos gêmeos que, medindo 13 centímetros e pesando apenas 150 gramas cada um, recebem por dia 180 litros (!!!) de sangue para processar...uma pequena caixa d´água. Eles filtram todo este sangue para retirar do organismo o que foi ingerido e já não tem mais utilidade para o organismo ou que lhe é tóxico, eliminam estas substâncias concentradas em apenas dois litros de urina e reabsorverem os 178 litros restantes. Além de filtro poderoso, os rins também secretam hormônios. 

Estes pequenos notáveis executam o seu trabalho de forma silenciosa para a maioria de nós, e mal nos damos conta da sua existência, a não ser aquele agradável arrepio ao final da micção, por isso, nem lembramos que temos ureter, bexiga, uretra.
A vida segue... os líquidos entram, saem... a vida flui e os rins continuam ali cumprindo o seu papel, belanceando sais, ácidos, bases, potássios, cálcio, magnésio...aqui liberando o excedente. 

O tempo passa, a vida flui... por isso as doenças de longa evolução e que podem comprometer este delicado sistema são as causas mais comuns de disfunção dos rins, como pressão alta, diabetes. Felizmente, grandes avanços ocorreram recentemente no controle destas doenças, que nos permitem atenuar e até reverter as agressões aos rins. O transplante renal é um deles, uma das justificativas para a necessidade de maior conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Assim, o importante é cuidar cedo e sempre.  

*Dra. Neyde Vinhático é médica nefrologista e coordenadora do Serviço de Transplante Renal da SCMI e escreveu este artigo contextualizado no Mês Nacional de Doação de Órgãos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...