quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coordenação DST/HIV/AIDS realiza campanha educativa em Presídio



 
Como parte das ações de prevenção e  de combate a sífilis uma equipe de sete profissionais da Coordenação Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais esteve hoje (25) no Presídio de Itabuna, para a realização de testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV, com o resultado imediato.

Segundo a coordenadora  Vitória Ramos Gonçalves, a ação  faz parte do Programa FiqueSabendo, com apoio do Ministério da Saúde, que tem um caráter educativo e envolve a realização de palestras ministradas pelos técnicos do Centro de Referência Júlio Brito, bem como através da realização de testes e complementado com o tratamento dos pacientes.

Ela explica ainda, que as ações no Presídio de Itabuna envolvem a realização de 100 testes para custodiados, com prioridade para gestantes e com uma ação preventiva com os demais internos: “os testes além de seguros oferecem uma resposta imediata, o que permite oferecer tratamento para sífilis”, complementou;

Vitória Gonçalves ressalta ainda que o trabalho sofreu um certo atraso no início da manhã em função de dificuldades burocráticas no acesso ao presídio e depois teve continuidade com a seleção dos internos submetidos aos testes de HIV e sífilis. 

O que é

O FiqueSabendo envolve  uma mobilização nacional de incentivo ao teste de Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. O programa envolve artistas e formadores de opinião em todo o país, para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/AIDS e agora ampliado com o de sífilis. 

Por:Kleber Torres   Fotos: Waldyr Gomes  25/10/12
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...