segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Interior recebe Jabes e Cacá de braços abertos


Respaldado pelo legado de trabalho e amor pela cidade, no final de semana, o candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), intensificou as visitas que vem fazendo aos distritos, vilas e povoados desde o início da campanha. Ao lado do vice, Cacá (PMDB), ele esteve com os moradores do Couto, no sábado, 18, e passou o domingo, 19, entre Urucutuca, Vila Campinhos, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras e Castelo Novo.

Assim como no centro e bairros de Ilhéus, o tema principal das conversas dos ilheenses do interior com o próximo prefeito de Ilhéus foi as enormes dificuldades enfrentadas diariamente pela população, fruto do descaso administrativo dos últimos oito anos. O péssimo estado das estradas vicinais é a queixa principal de quem vive nas áreas mais distantes do município.

 Em Urucutuca, o aposentado José Maria dos Santos, 86 anos e a dona de casa Maria do Carmo Santos, 63 anos, sintetizaram o sentimento de indignação dos seus vizinhos. “A situação aqui está feia, estamos abandonados”, enfatiza a moradora. A esperança na competência administrativa e dedicação de Jabes para resolver os problemas dos distritos, vilas e povoados a mesma para Nivalda Oliveira, 72 anos, Carmem Lúcia, 42 anos.

Os protestos se repetem em cada comunidade visitada por Jabes e Cacá. “Campinhos vai de mal a pior, aqui não tem nada, o povo do interior foi abandonado”, lamenta o vendedor Zelino da Silva, 70 anos. Os moradores da Vila Olímpio reivindicam a pavimentação da estrada do bairro que liga a localidade a outras partes de Ilhéus.

Escola fechada e delegacia vira igreja
A situação mais preocupante é na Ribeira das Pedras, onde a Escola Nuclear de Sambaituba encontra-se fechada por causa de vazamentos no telhado. Segundo os moradores, a escola está funcionando no posto de saúde e nos dias do atendimento médico os alunos ficam sem aula. 

A mãe de uma aluna, Telma Oliveira dos Santos 34 anos, está inconformada com esta situação. “Vai fazer dois anos que a escola está abandonada, além de suspender as aulas quando o médico está trabalhando no posto médico, no verão mesmo as crianças e as professoras sofrem ali dentro, pois o calor é insuportável”, protesta.  

O trabalhador rural José Antônio, 26 anos, que tem um filho matriculado na unidade de ensino pediu a Jabes: “Cuide desta situação, não faça por mim, mas pelas crianças”. Para o próximo prefeito de Ilhéus, o caso é uma falta de respeito com as crianças, professores e pais de alunos. “A educação tem que ser prioridade em qualquer governo”, afirmou o candidato. 

Em Castelo Novo os moradores também listam vários transtornos causados pelo descaso administrativo do governo de Ilhéus. Lindoneusa dos Santos Bastos, dona de casa, 43 anos, denuncia a sujeira encontrada na fonte que abastece as casas. “Na água que  consumimos já achamos todo tipo de contaminação, peças íntimas, absorventes, bota velha, micróbios”. A moradora reclama também da falta de segurança, e conta que a delegacia local virou uma igreja.  

No sábado, os moradores do Couto receberam Jabes e Cacá com entusiasmo e confiança no sua próxima gestão. A utônoma Cristina Santos, moradora da Rua Santo Antônio, afirma que somente o prefeito trabalhou pelo distrito, e lembra algumas obras realizadas no seu governo. “O asfaltamento foi ele quem fez, construiu também o posto médico. A escola era pequena, Jabes reformou e aumentou o espaço”.

O abandono da quadra de futebol, a falta de limpeza pública e o problema da saúde foram alguns pontos questionados pelos moradores. “O Couto só viu limpeza quando Jabes era prefeito; as ruas eram bem cuidadas, tinha merenda na escola, agora está tudo abandonado”, diz a dona de casa Izabel Silva. 

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...