quarta-feira, 18 de julho de 2012

Merkel pede resolução conjunta da ONU sobre a Síria

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu nesta quarta-feira uma resolução conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) que interrompa a violência cada vez maior na Síria. Seus comentários vêm em resposta ao ataque de hoje que matou o ministro da Defesa sírio, Dawoud Rajha, e seu vice, general Assef Shawkat (que também é cunhado do presidente Bashar Assad), em Damasco, capital da Síria.

Leia mais:
Ministro de Defesa da Síria morre em atentado em Damasco
Após negar, Exército Livre Sírio assume autoria de atentado em Damasco
Síria promete punir responsáveis por ataque em Damasco
Exército da Síria diz que perseguirá autores do atentado até eliminá-los

Observadores alertam que o conflito na Síria caminha para uma guerra civil, ameaçando espalhar-se por toda a região. "Eu posso ver que este não é o caminho para se chegar a uma solução", afirmou Merkel para jornalistas em entrevista à imprensa em Berlim. "É por isso que conclamo todos os membros do Conselho de Segurança da ONU para que cheguem a um consenso quanto a uma resolução conjunta."
O Conselho de Segurança deve votar uma resolução sobre a Síria ainda nesta quarta-feira, mas diante da oposição de China e Rússia seus integrantes ainda não chegaram a um acordo quanto ao rascunho de resolução. "Toda a comunidade internacional precisa trabalhar junta para seguir adiante com este processo", disse Merkel.

A posição de Berlim é a mesma do Reino Unido. Nesta quarta-feira, o secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague, disse que o ataque contra o prédio da Segurança Nacional, ocorrido durante um encontro entre ministros e autoridades do regime do presidente Bashar Assad, mostra a necessidade de uma resolução conjunta da ONU. "Este incidente, que condenamos, confirma a urgência de uma resolução sob o Capítulo 7 da Carta da ONU", afirmou Hague.

A inclusão do Capítulo 7, no entanto, é um dos pontos de discórdia dentro do Conselho de Segurança. Moscou é veementemente contra qualquer menção ao Capítulo 7, que poderia eventualmente permitir o uso de força para encerrar o conflito.

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, reiterou nesta quarta-feira que é contra a resolução defendida pelos países Ocidentais. "Uma batalha decisiva está em progresso na Síria. Adotar a resolução significaria apoio imediato a um movimento revolucionário", disse Lavrov, referindo-se à oposição armada que tenta derrubar Assad. "E, se estamos falando de uma revolução, então a ONU não tem nada com isso."

Os Estados Unidos dizem buscar apenas medidas econômicas, mas a Rússia teme que as cláusulas que preveem o uso de força sejam invocadas caso o regime sírio não cumpra as sanções. "Nós não podemos aceitar o Capítulo 7", Lavrov afirmou a jornalistas. "Ao invés de tentar acalmar a oposição, alguns parceiros estão forçando a escalada da violência", disse o ministro, referindo-se ao Ocidente.

As forças rebeldes sírias assumiram a responsabilidade pelo ataque de hoje. No entanto, seu comandante, Riad al-Asaad, nega as alegações da TV estatal da Síria que diz que foi um ataque suicida. Segundo ele, todos que realizaram a operação estão seguros.

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse que os acontecimentos em Damasco mostram a necessidade de uma transição de poder "urgente" na Síria. As informações são da Dow Jones e Associated Press.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...