quinta-feira, 5 de julho de 2012

Indústrias do sul da Bahia buscam melhoria

Termo de cooperação, assinado entre Sebrae e Fieb, tem o objetivo de fortalecer o setor e diminuir a distância de concentração de renda em capital e interior

Uma parceria entre o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) está fomentando o associativismo no sul da Bahia para desenvolvimento e competitividade da indústria regional. Técnicos das duas entidades estão visitando até o dia 13 de julho, 60 indústrias dos setores gráficos, de alimentos, vestuário e serviços industriais de Ilhéus e Itabuna para conhecer de perto as dificuldades individuais das empresas e captar demandas comuns que servirão como referência para a elaboração de uma matriz de solução subsidiadas até 2015 pelo Sebrae e o Sistema Fieb.

A ação faz parte do Programa de Interiorização da Fieb para a região sul da Bahia, proposta pela entidade para dinamizar o crescimento, de forma equilibrada e sustentável, das indústrias na região. À Fieb cabe o diagnóstico técnico de cada setor, o que inclui desde as condições de maquinários às instalações de equipamentos utilizados na produção. Especialistas em cada área visitada estão orientando os empresários e sugerindo soluções em curto, médio e longo prazos. Já o Sebrae está responsável pela elaboração de um diagnóstico de gestão, oportunizando novos negócios a partir da evolução deste trabalho.

Daniel de Jesus, do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb), que integra o Sistema Fieb, explica que a missão dos especialistas é contribuir para a melhoria da competitividade empresarial, oferecendo soluções em capacitação, através de consultorias e qualificação de mão-de-obra. “Até agora o maior problema encontrado na região tem sido a dificuldade de trabalhar ações coletivas. Precisamos sensibilizar os empresários a trabalharem unidos”, ressalta. Ele lembra a importância do fortalecimento das indústrias no interior, já que, dos 417 municípios baianos, 51% do Produto Interno Bruto (PIB) estão concentrados na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de acordo com o IBGE (2009).

O gestor do projeto pelo Sebrae, Eduardo Benjamin Andrade, aproveita o Termo de Cooperação com o Sistema Fieb para intensificar a participação do sul da Bahia na disputa pelo Prêmio MPE Brasil, um reconhecimento estadual e nacional de micro e pequenas empresas, concedido pela parceria entre Sebrae, Movimento Brasil Competitivo – MBC, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. O evento promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade, disseminando os conceitos de boas práticas de gestão. A região já foi premiada em nível estadual e espera repetir o desempenho na disputa deste ano. A meta é inscrever 358 empresas regionais.

Alternativa econômica - Tradicionalmente vocacionada à produção de cacau e dos seus derivados, Ilhéus e Itabuna viram sua principal economia entrar em declínio entre o fim dos anos 80 e o início dos anos 90. Em busca de novas alternativas econômicas, as cidades decidiram diversificar. Ilhéus implantou novos segmentos industriais, como o de informática. Itabuna investiu no vestuário e na indústria têxtil. As duas cidades intensificaram as atividades no comércio e serviços. Agora, Ilhéus e região vivem uma nova expectativa e um promissor ciclo de desenvolvimento a partir da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, composto pela Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol), Porto Sul e do Gasene. Benefícios que não chegam apenas para a cidade, mas para todo o território de identidade Litoral Sul.

Com uma população estimada em 795 mil habitantes, o território tem um PIB per capita de R$ 6,4 mil, com destaque para as arrecadações de Ilhéus e Itabuna, as mais importantes cidades do território. Em Ilhéus, por exemplo, 67% da economia circulam em torno de serviços, com 29% na indústria e apenas 4% na agropecuária. Itabuna também se destaca na área de serviços, com 82% da sua economia circulante, contra 17% da indústria e 1% da agropecuária. Ilhéus tem 105 indústrias, principalmente nas áreas de informática e alimentos. Em Itabuna, a maioria das 108 indústrias instaladas é voltada para produtos têxteis e alimentícios. 

Por-Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...