segunda-feira, 23 de julho de 2012

BOM JESUS DA LAPA ESPERA UMA DE SUAS MAIORES COMEMORAÇÕES


 A PARTIR DO DIA 1º TODOS OS CAMINHAS DÃO DESTINO A BOM JESUS DA LAPA

Há mais de trezentos anos, milhares de romeiros chegam às margens do rio São Francisco, na cidade de Bom Jesus da Lapa, centrada no Oeste da Bahia, para homenagear o Bom Jesus e Nossa Senhora da Soledade.

Para isso, como acontece, todos os anos centenas de itabunenses se preparam para participarem da festa de Cristã, onde muitos pagam suas promessas por Graças alcançadas. Nesta época a cidade de Bom Jesus da Lapa se torna no primeiro centro de fé cristã dos católicos de todo o Brasil, ganhando para Aparecida que é considerada a capital da fé dos católicos.

Os romeiros ornamentam as paredes da gruta sagrada que foi descoberta em 1691, pelo português Francisco Mendonça Mar. Anos mais tarde ordenado padre Francisco da Soledade, O padre Francisco fundou na gruta o Santuário do Bom Jesus, que hoje guarda seu túmulo e o crucifixo que carregava em suas peregrinações.

O Cenário da Fé e da Devoção se desenvolveu durante o século XVII, graças ao ciclo da mineração e à intensa navegação naquele trecho do rio São Francisco.

Cenário de uma das maiores romarias religiosas do nordeste brasileiro, que reúne mais de 150 mil peregrinos de todo Brasil, recebe um público formado originalmente por pequenos agricultores e trabalhadores rurais, pessoas humildes que no seu dia-a-dia enfrentam todos os tipos de exploração e privação material.

Com certeza este ano, a festa do dia 06 de Agosto, data em que se comemora  o dia  de Bom Jesus, o evento contará  com um maior número de caravanas, devido ao período do processo político de 07 de Outubro. 

HINO DE BOM JESUS: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...