segunda-feira, 21 de maio de 2012

FTC inicia comemorações do centenário de Jorge Amado


        Apresentações teatrais, varal de poesias, cordel, linguagem corporal/dança, culinária e cultura baiana. É assim que estudantes dos cursos de Direito, Nutrição, Fisioterapia e Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna realizam nesta quinta-feira, 24 de maio, o Projeto Leituras e Releituras do Amado Jorge, iniciando as atividades organizadas pela Instituição em comemoração ao centenário de nascimento do mais ilustre escritor baiano e itabunense, Jorge Amado.



        O projeto, que vem sendo trabalhado desde o início deste semestre, é desenvolvido através das disciplinas de Língua Portuguesa, Linguagem e Produção de Texto, Cidadania e Interculturalismo. As apresentações acontecerão no auditório da FTC, a partir das 18 horas. Além dos estudantes da Faculdade, os organizadores esperam reunir alunos de outras instituições de ensino e representantes do segmento cultural.

        Segundo a professora Gilsária Teixeira, coordenadora do projeto, ao propor as Leituras e Releituras das obras de um dos escritores mais conhecidos de todos os tempos, a Faculdade quis não somente comemorar o centenário de Jorge Amado, mas também propor uma reflexão sobre os diversos contextos abordados nos seus livros. Ela cita como exemplos, a exploração da mão de obra baiana e a crítica o social, contida no livro Capitães de Areia. 

Ao justificar a importância da proposta para a construção do conhecimento no universo acadêmico, a professora ressalta que Jorge Amado imprimiu um recorte particular à produção literária de sua geração, marcada pelo estudo das relações humanas que levaram à constituição do perfil multicultural e multirracial que caracteriza o povo brasileiro. “Por esta razão, faz-se necessário proporcionarmos ao discentes o prazer de ler e reverenciar esse grande mestre da literatura”, elucida Gilsária Teixeira.

PorFTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
21-05-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...