quarta-feira, 30 de maio de 2012

Faculdade de Ilhéus promoveu capacitação para catadores


    No último sábado, a Faculdade de Ilhéus reuniu os catadores de resíduos que estão organizados na pioneira Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) - para aplicação do primeiro dos quatro módulos de capacitação, que visam à qualificação dos cooperados para a estruturação e gestão da entidade. A Faculdade firmou parceria para apoiar a implantação desse projeto de coleta seletiva de lixo no município.

    Nesse sentido, a instituição vai prestar assistência contábil e jurídica à Coolimpa, além de funcionar como ponto de recebimento de embalagens longa vida. “Apesar de estarem numa cooperativa, só vão compartilhar todos os bens a partir da finalização das obras do galpão de triagem do Aterro Sanitário.”, afirmou Cecília Maiane da Silva, interlocutora do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que participou do encontro ao lado da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, e da professora Maria Luiza Heine, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão.

A Faculdade de Ilhéus é um dos 18 pontos de coleta da embalagem longa vida na cidade, campanha que, ao atingir 32 toneladas, estará viabilizando o telhado do galpão de triagem pelo Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo, que é mantida por empresas privadas de diversos setores.  

A assistente social Sueide Maine fez o acolhimento dos catadores, utilizando uma música escolhida por eles próprios, que interagiram com a dinâmica do brilho - que todos temos e que precisa ser mostrado através do nosso conhecimento, da nossa prática, para atrair nossa sociedade.

O coordenador do curso de Enfermagem, prof. Robson Vidal, fez palestra sobre cuidados que devem ser tomados com a saúde em função do risco ocupacional, pelo risco da coleta de resíduos. Ele falou sobre doenças transmitidas por ratos, baratas, moscas e mosquitos e da necessidade em lavar as mãos antes das refeições e após a ida ao banheiro. Junto à Secretaria de Saúde do Município, o Vidal prometeu vacinação contra hepatite, febre amarela e tétano aos catadores no Aterro Sanitário do Itariri, local que virou lixão e que agora passa a ser requalificado. As famílias que lá viviam foram inseridas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

O professor Amarildo Morett falou sobre O Sucesso e a Importância da Cooperativa. Ele trabalhou também a autoestima de cada uma “das pessoas que reciclam e contribuem para a saúde e o meio ambiente. Cada residência produz de 3 a 6 kg de lixo por dia. Vocês contribuem no dia a dia para melhorar o planeta.”. Por sua vez, o biólogo Marcelo Cordeiro, após falar sobre a importância do catador de resíduos para a sociedade, mostrou em power point o funcionamento de um aterro sanitário, os perigos de um lixão para o lençol freático e em função dos gases acumulados. Finalizou sua exposição com um filme de um catador bem-sucedido através da criação de uma cooperativa. 

Na opinião de Deizimere da Silva Souza, presidente da Coolimpa, “o encontro na Faculdade de Ilhéus foi muito importante e chamou muito minha atenção, principalmente, as questões de saúde, sobre alimentações, hábitos de higiene. Como a gente se prevenir. É preciso ficar cada vez mais em alerta. Já temos ao nosso lado, a Secretaria de Assistência Social e o Ministério Público, que é um passo muito grande que a gente já conseguiu.”. 

Participou das palestras, Odailson Lelis Aranha, da Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá (AMBHS), bairro escolhido como piloto da coleta seletiva. Os participantes reconhecem a contribuição da CDL e são unânimes em afirmar o grande trabalho desenvolvido por Maria Marta, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e de Emanuela Spínola, na condução do projeto.

Para Maria Luiza Heine, “estamos oferecendo o nosso conhecimento, mas eles também têm o conhecimento da vida. Depois de Paulo Freire, o conhecimento não é mais unilateral. Eu entendo que uma faculdade, uma universidade, não deve segurar o conhecimento dentro dos muros. Se ele não é útil à comunidade, de que adianta? A função do ensino superior não é só formar profissionais. É mais que isso, é formar pessoas.”


O projeto de requalificação do aterro é objeto de um contrato firmado entre o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e a CONDER, órgão do Governo da Bahia, e será executado pela Prefeitura de Ilhéus juntamente com a Coolimpa. Mas para que tudo isso aconteça, há necessidade de participação da sociedade civil separando os resíduos sólidos (comumente chamado de lixo), ou seja, fazendo a coleta seletiva.

Por: Zé Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...