quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MARCELINO UM GRANDE NOME DA NOSSA TV


Marcelino Gonçalves Silva nascido em Itabuna em 18 de maio de 1961, filho de Daniel Ferreira Silva e Lizete Gonçalves da Silva, todos da terra grapiúna,iniciou sua atividade na área de comunicação através da TV Cabrália como motorista, onde também mais se especializou como Cinegrafista. Empresa que prestou seus trabalhos por cerca de um ano e que abriu seus caminhos. 

Na Santa Cruz
Em 1988 ingressou na TV Santa Cruz, a convite do então diretor, Carlos Macedo, empresa afiliada a Rede Globo, permanecendo até os dias de hoje e contando com o carinho de todos seus colegas está completando 23 anos na emissora. Pelo o andar da carruagem sairá da Santa Cruz aposentado.

Diretores da Santa Cruz
Marcelino neste período já teve como seus diretores: Lício Fontes, César Mazoni, Kiko Medeiro e atualmente Estácio Gonzaga. Na sua função.

Aventuras e desafios
Como nem sempre tudo são flores, nos anos 90, o cinegrafista Marcelino passou o maior sufoco quando fazia a cobertura de um assentamento no município de Arataca, sul da Bahia e ficou detido, juntamente com a sua colega repórter Renata Smith pelos sem terra, até que um líder deles retornasse ao acampamento. Com isso ficaram presos por mais de cinco horas, com a chegada do líder que na realidade queria ser entrevistado. Mas, tudo ocorreu dentro das normalidades e os repórteres não sofreram.

Para Marcelino, dentro de seu trabalho, o que mais lhe chocou foi uma chacina ocorrida no município de Itajuipe em 2004, com a cobertura do repórter e apresentador, hoje na TV Bahia, Fernando Sodake, quando o marido desempregado, matou quatro filhos e a sua esposa; “uma sena muito triste” .

Encontro com o Papa João Paulo II
 Marcelino diz que de suas coberturas a que ele tem mais orgulho e fortes lembranças, foi a da visita do Papa João Paulo ll na cidade de Salvador, em 1990, chegando a cumprimentar e Papa que fez questão de pegar nas mãos dos jornalistas que faziam a cobertura de sua visita ao Brasil. E outro orgulho que esse Santo Papa nasceu no mesmo dia que ele, ou seja, 18 de Maio. 

Outra grande cobertura de Marcelino e que ele fala com muito orgulho foi a cobertura da TV Santa Cruz juntamente com Marta Almeida quando da chegada do ator americano Helson Ford, onde estava presente também  a repórter global Glória Maria, no Hotel Transamérica, Una, Bahia.  Destaca também a cobertura na Europa (Portugal, Suiça e Itália) juntamente com a repórter e apresentara Marta Almeida na produção do DVD Saga do Cacau, um grande projeto da TV Santa Cruz e que foi consolidado, mostrando aos gringos tudo sobre a lavoura do cacau, desde o seu plantio.
Esses foram os grandes desafios e aventuras do repórter Marcelino de muitas outras que ainda hão de aparecer.

Estudos
Iniciou seus estudos com quatro anos de idade sendo sua primeira professora Gildete Fagundes, filha do taxistas, já falecido, Germínio Fagundes. A escola funcionava na garagem da própria residência da professora no bairro Banco Raso. “Foi nessa escola que me alfabetizei aos cinco anos de idade” diz com orgulho Marcelino. Fazendo logo em seguida a admissão no Colégio Hugo Kaufman, escola, essa, que ficava localizada na entrada do Banco Raso, onde hoje funciona a praça dos caminhões de frete. Naquela época a admissão funciona como um “passaporte” para o Ginásio.  

 Em seguida, Marcelino Silva ingressou no Colégio Oscar Marinho Falcão (CIOMF) em sua inauguração em 1975 onde concluiu em 1980, o ginasial.  A diretora era a Professora Edheilda Oliveira e vice-diretor Afrânio Ferreira.   Do CIOMF foi para o Colégio Estadual de Itabuna, um modelo de ensino naquela época, onde parou no último ano do cientifico, devido às dificuldades com a morte de seu pai. Passando pelo Colégio Comercial de Itabuna, onde um curso profissionalizante de administração, mais tarde concluiu o cientifico no Colégio Estadual da vizinha cidade de Ilhéus. Depois de fazer o vestibular e passar em 1982 , relaxou e enveredou pelo caminho do trabalho na carpintaria de seu pai no Banco Raso. Depois trabalhou como mecânico na oficina de Valter Silva, localizada no Jardim Vitória e seu último emprego antes de ingressar na comunicação foi no extinto Banco Econômico, por cerca de cinco anos. 

Prêmios
Como profissional da comunicação Marcelino Silva é detentor de vários prêmios – entre eles – Sociedade Brasileira dos Diabéticos, Novembro 2005; Ordem dos Advogados do Brasil (Barbosa Lima Sobrinho, Agosto 2006); Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP, Outubro, 2007 e o prêmio BNB de Jornalismo (Desenvolvimento Regional). Esses prêmios são todos como os melhores a nível nacional de reportagem.     

O comunicador televisivo Marcelino Silva incansável, e como um dos profissionais, do setor mais completos da Bahia, ao lado do grande Maurício Katita, seu colega de muitos anos, é pai de dois filho, Rhuan e Keynan, ao lado de sua esposa Liliane Lopes reside em Itabuna, no bairro onde nasceu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...