terça-feira, 22 de novembro de 2011

Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica será apresentado


O diagnóstico do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) será apresentado às instituições interessadas e à sociedade em geral no próximo dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 17 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus. O Plano atende ao disposto na lei federal nº 11.428 de 22 dezembro de 2006 regula a conservação, a proteção, a regeneração e a utilização da Mata Atlântica .
No último dia 17, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) realizaram a primeira reunião de apresentação da criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) local. Com isso, Ilhéus se tornou o primeiro município da Bahia a ser escolhido e hoje a metodologia utilizada na elaboração do plano servirá de padrão para os outros 300 municípios que detém o bioma da Mata Atlântica. Com o Plano, os municípios poderão ter acesso a recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, conforme a Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006.
Durante a reunião, a representante do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Heloísa Orlando, comunicou que esteve presente à audiência pública do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na qual o Ministério Público apresentou estudo sobre a caracterização da Mata Atlântica remanescente no município de Salvador, cujo resultado deverá subsidiar o Plano Municipal da Mata Atlântica daquela localidade.
Segundo informou o presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Ilhéus (Condema), José Nazal Pacheco Soub, o último trabalho de atualização da cartografia do município de Ilhéus ocorreu nos anos 80 e que, há mais de 30 anos não temos mapas atualizados. “Daí a importância deste Plano para todo o conjunto da cidade que ajudará em decisões governamentais futuras”, afirmou. Ainda de acordo com Nazal, o município de Ilhéus perdeu 80 km2 de território, a partir da atualização dos limites, num trabalho mal desenvolvido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), passando de 1.840 km2 para 1.760 km2, conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após a apresentação de mapas o grupo discutiu as formas de troca de informações e parcerias entre as instituições, sendo definida a data para a Oficina de Diagnóstico do PMMA (2 de dezembro, na Associação Comercial de Ilhéus). Da reunião, participaram ainda o secretário municipal do Meio Ambiente, Harildon Ferreira; Ronaldo Lima Gomes, da Uesc–Lapa; Tâmiris Lima, da Maramata; Maria Morais e Winston Meireles, da Cooperbom Turismo; Durval Mello e Cristiano Santana, do Instituto Cabruca; João Paulo Rocha e Selma Dantas, da Associação Apicultores Ambientalistas de Ilhéus; Plinio da Hora, coordenador da Defesa Civil; Maria do Socorro Mendonça, da Ação Ilhéus; Cid Edson Lima Póvoas, da Federação das Associações dos Moradores de Ilhéus, e Marcelo Roncato, do Gambá.
ascom/ilheus
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...