terça-feira, 12 de julho de 2011

Concursos premiam as melhores de amêndoas de cacau do Brasil

            As melhores amostras de amêndoas de cacau do País neste ano foram premiadas em dois concursos nacionais de chocolate realizados em São Paulo, capital, e Ilhéus, no Sul da Bahia, este mês de julho. Os eventos contaram com o suporte tecnológico da Ceplac na prévia seleção e classificação, análise físico-química e sensorial, prova de corte e contraprova realizadas por técnicos e laboratoristas do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e Centro de Extensão (Cenex) desta instituição da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 
 
            Na capital paulista, a Comissão Julgadora do Concurso do Cacau Fino e Aromático da Feira e Exposição Internacional do Chocolate – Expo Brasil Chocolate 2011 dentre 18 amostras da Bahia, Pará e Espírito Santo premiou em 1° lugar, categoria Ouro, amêndoas da Fazenda Santa Maria, município de Camacan, do produtor Guilherme Moura. Na segunda colocação, Prata, ficou a Fazenda Feliz Vitória, Ilhéus, de Isidoro Lavigne Gesteira, e em 3º lugar, Bronze, a Fazenda Porto Novo, Ilhéus, de Ronaldo Abude.
            Os jurados Kátia Maria Correia de Menezes, analista de mercado da Indeca, SP; Patrick Ravenet, consultor técnico da Barry Calebeaut; Virgínia Dias, engenheira de alimentos da Chocolife; e Nicolas Mailot, presidente da Associação Profissional do Cacau Fino e Especial (APCFE) apresentaram o resultado codificado logo após as análises no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, capital, no último dia da Expo Brasil Chocolate 2011, que se realizou entre quinta-feira, 30, e domingo, 3 de julho. Entretanto, a divulgação se deu ao final do III Festival do Chocolate da Bahia, em Ilhéus, no domingo, dia 10.

            No concurso do evento realizado no Centro de Convenções de Ilhéus foram premiadas em 1º lugar, Ouro, amostra da Fazenda Aurora, em Uruçuca, de propriedade de Edmon Chemmes Ganem, e 1º lugar Especial - Cacau Catongo para amêndoas da Fazenda Lajedo de Ouro, em Ibirataia, do produtor Pedro Roberto Santos Magalhães. Em segundo lugar, Prata, amostra da Fazenda Feliz Vitória, Ilhéus, do produtor Isidoro Lavigne Gesteira, e em 3ª colocação, Bronze, amostra da Fazenda Santa Maria, em Camacan, do produtor Guilherme Moura, que também é vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). 

            Os jurados do certame em Ilhéus foram: Mirian Rocha, chocolatier e consultora em gastronomia; Paulo Lanna, professor de Gastronomia e patissier; Alexandre Bispo, culinarista, chocolatier e consultor técnico da Harald; e Edisio Ferreira Silva, representante comercial e técnico agrícola também da Harald. As consultoras francesas Chloe Roussel e Sylvie Damiens também deram sua colaboração no Concurso de Chocolate Fino e Aromático do III Festival do Chocolate da Bahia, que se realizou entre 6 e 10 deste mês.

ACS/Ceplac/Sueba
Por:Luiz Conceição
12 de Julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...