sexta-feira, 10 de junho de 2011

Emasa investe R$ 5 milhões em melhoria do abastecimento de água

   O governo municipal, além de investir R$ 5 milhões na ampliação do abastecimento de água de 600 para 900 litros por segundo, está implantando agora, de forma complementar, a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), eliminando a perda de material que acabava drenado para rios e riachos próximos à estação de tratamento do São Lourenço.

        A informação é do diretor técnico da Emasa, engenheiro Marcos Habib, ao lembrar que os recursos são do PAC I e repassados através da Caixa Econômica Federal, o que permitiu ampliar a captação, com a instalação de cinco bombas em Ferradas, para adução de água do rio Cachoeira até a central da tratamento.

Ele ressalta ainda, que a ampliação da captação não só permite atender à demanda da população, como também o atendimento para implantação de unidades industriais visando à geração de emprego e renda: “nesta etapa estamos agora atuando na implantação da UTR, o que vai reduzir para zero o impacto ambiental com o aproveitamento absoluto de toda a água processada pela Emasa,” argumentou.

A nova unidade, considerada uma das primeiras do gênero na Bahia, estará concluída num prazo de quatro meses, com um reservatório de aço, capacidade para 400 mil  litros e um conjunto de filtros para a retirada do hidróxido de alumínio, permitindo a sua reutilização no tratamento da água bruta, eliminando ao mesmo tempo o lançamento de efluentes na natureza.

Habib chama a atenção para o fato de que este ano, desde 1983, foi registrado o primeiro verão sem a ocorrência de racionamento ou de falta de água. Mas alerta que a solução definitiva do problema estaria na construção de uma barragem com reserva técnica, o que eliminaria de uma vez por todas o risco de racionamento, um projeto cuja implementação depende do governo do Estado.

O diretor técnico da Emasa salienta que hoje, para atender ao abastecimento da população itabunense a empresa realiza 150 manobras e movimenta 370 registros. A empresa  estuda a eficientização do sistema de distribuição, o que inclui a expansão da rede e a construção de subadutoras.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  10-6-2011   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...