sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vercil Rodrigues é eleito para a Academia de Letras de Ilhéus


A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) elegeu seu mais novo imortal, trata-se do jornalista e escritor Vercil Rodrigues, que foi eleito na tarde do dia 20, para ocupar a Cadeira de nº 21, que tem como patrono Francisco Borges de Barros e fundador Paulo Cardoso Pinto. A vaga estava aberta desde o mês de maio de 2010, com a morte do poeta Edgar Pereira Souza que a ocupava.

             Idealizada pelo poeta ilheense e seu primeiro presidente Abel Pereira, a Academia de Letras de Ilhéus, foi fundada em 14 de março de 1959, nos moldes da francesa, em que também se inspirou a Academia Brasileira de Letras, tendo como objetivo a cultura da língua e da literatura nacional nas suas relações com as ciências e as artes. 

A ALI é composta por escritores, jornalistas, juízes, promotores, desembargadores, procuradores, juristas, advogados, historiadores, professores, poetas, dentre outros. E é presidida pelo escritor e sociólogo Arléo Barbosa, que recentemente foi reeleito para o biênio 2011/2012.

O acadêmico - Vercil Rodrigues é formado em História, bacharel em Ciências Jurídicas e fundador do grupo Direitos (jornal, revista, site e editora), tem dois livros lançados Breves Análises Jurídicas e Análises Cotidianas (Direitos editora) e no último dia 4, junto com mais seis intelectuais fundaram Academia Grapíuna de Letras (AGRAL), a primeira academia de letras da Itabuna, onde tornou-se vice-presidente.

A posse de Vercil Rodrigues acontecerá no dia 5 de maio, às 18h30min na sede da Academia na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro de Ilhéus, quando ele estará aniversariando.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...