quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo sistema acolherá paciente no PS do Hospital de Base


         Com a finalidade de dinamizar o atendimento aos serviços de saúde no município, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhado do secretário de Saúde, Geraldo Magela, realizou nesta terça-feira (26) a inauguração oficial do sistema de “Acolhimento” do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – HBLEM. 

O serviço funcionará no Pronto-Socorro da unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, como uma espécie de triagem para identificar os casos emergenciais e aqueles que podem ser solucionados nas próprias Unidades Básicas.

        A iniciativa é fruto do Governo Azevedo, que desde o início do mandato vem buscando alternativas para dinamizar os serviços de saúde no município e oferecer mais dignidade no atendimento aos pacientes que chegam ao Pronto Socorro do hospital. “Estamos buscando nesse momento a qualidade dos serviços, que devemos primar nas repartições públicas, inclusive na atividade de saúde, aonde as pessoas já chegam com o emocional abalado. Com isso, requer que crie esse espaço mais digno e que dê maior atenção ao paciente que busca o hospital. Desde o início do governo e nós tivemos cogitando essa forma de humanizar, prestigiar esse atendimento e dar dignidade já nesse primeiro contato, através da porta de entrada do Pronto-Socorro”, destaca o prefeito.

Humanização
De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Magela, o sistema de Acolhimento já é utilizado com êxito pelos hospitais Roberto Santos e Hospital Geral do Estado - HGE, em Salvador, com a mesma utilidade: facilitar o atendimento de médicos e enfermeiros do Pronto Socorro, oferecendo ao paciente uma maior agilidade e humanização no acolhimento. 

“É um sistema de triagem, o qual vai ter uma enfermeira responsável e duas técnicas de enfermagem para verificar o grau de urgência, a classificação de risco. Ou seja, já se tem condições de determinar o risco do paciente, se é vermelho, amarelo ou verde”, declara o representante da pasta de saúde. 

A sala funciona logo na entrada do Pronto-Socorro, onde o paciente é acolhido, e logo é direcionado a um médico responsável. Além disso, de acordo com a Enfermeira-Chefe, Débora Sarmento, são verificados os graus de necessidade de cada um deles, ao passo que os familiares são informados quanto à situação dos parentes assistidos. 

“A gente observa, avalia e vê os casos mais graves e emergenciais. [Aqueles que] têm uma prioridade, entram na frente e os demais aguardam um pouco. Além de acolhermos os pacientes, acolhemos a família, damos notícias e informamos para que eles tenham paciência e entendam que tem pessoas que precisam de cuidados e de uma assistência emergencial, que são casos mais graves”, esclarece a enfermeira.

Assistência
A partir do momento em que os pacientes são atendidos, eles são encaminhados para um médico responsável, de forma que não percam tempo em um local onde não terá a assistência devida. Esse foi o caso do jovem Alderés da Silva Santos, que estava sentindo dores na região lombar e recebeu os atendimentos básicos pela equipe do setor para em seguida ser analisado. 

De acordo com ele, o serviço foi feito de forma positiva e ressaltou que só tem a melhorar. Da mesma forma, o aposentado Everaldo Oliveira Santos, que estava sentindo dores no corpo, foi assistido, e logo depois, encaminhado para ser avaliado por um Clínico Geral. “O atendimento melhorou em 100%”, destacou o paciente.


Por:Viviane Cabral – Fotos: Vinícius Borges – 27/04/11
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...