segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Marcelo Soares o cabeça criativa do rádio


Um grande nome do rádio grapiúna
Marcelão, no Itabunão
Nascido em Itapetinga, cidade do médio-oeste da Bahia, “terra firma e de gado forte”, no dia 14 de abril de 1970, filho da senhora Eugênia Lina Santana e Luis Soares de Melo, já falecido. Ela nascida na cidade de Canavieiras, sul da Bahia e ele em Itabuna, portanto ambos grapiúna, o radialista Marcelo Soares hoje um dos maiores nomes do rádio da região, chegou a esta cidade com apenas 13 anos, de idade em 1983, logo após o passamento do seu Pai.

Luta de vida
Seus primeiros empregos em Itabuna foram como auxiliar mecânico e mecânico. Prestou serviços também em uma Cerâmica, amassando barro para confecção de potes e vasos, ainda para se manter e ajudar a renda familiar, numa época difícil vendeu jujú, doces e salgados (sonhos/pasteis), como ambulantes pelas ruas e avenidas desta cidade.

Trajetória profissional
Em 1984, conseguiu colocação como off-boi de lojas, logo, logo passando a ser vendedor Entre as lojas podemos citar: a Rio Sul Calçados (extinta), Passarela Calçados, onde ficou por muito tempo e aonde chegou a gerencia e na Babylândia, empreendimento, este, que mais tarde foi adquirido por sua esposa e Marcelo Soares passou a ser empresário.

Família
Com todo esse trabalho para ajudar no orçamento familiar, devido às grades dificuldades financeira da época, Marcelo Soares nunca deixou seus estudos para trás. Tem como irmãos Marcos Soares (o mais velho), que também é um dos grandes nomes do rádio itabunense (Túnel do tempo/RD), Márcia, Mércia (Rede Aleluia) e Monica Soares, são os seus irmãos.  

Estudos
Iniciou seus estudos ainda em Itapetinga na Escola Popilla Espinheira. Já em Itabuna estudou nos colégios, IMEAM e no CISO, época em que o professor Josué Brandão ainda era vive e vereador de Itabuna. Estudou também no Colégio Estadual de Itabuna quando concluiu o seu ensino médio (segundo grau), mas não teve oportunidade de ingressar em faculdade.

Seu ingresso no rádio
 Marcelo Soares disse que o seu ingresso no rádio aconteceu por acaso, pois ele não tinha nenhuma vocação e, enfatizando que seu irmão Marcos Soares ingressou primeiro na Rádio Jornal na equipe de Ramiro Aquino, integrada por: Jota Hage, Robério Menezes, Jota Borges, Iêdo Torres Nogueira, através do incentivo, de seu primo o radialista Magnobaldo Ribeiro, informou ainda que Marcos ingressou na emissora como Rádio Escuta, o que também mais tarde aconteceu com ele em 1987, quando ingressou na extinta Rádio Clube de Itabuna, hoje Nacional pelas mãos do radialista Nivaldo Reis.

O primeiro emprego em comunicação
 Mas seu ingresso no rádio, diz Marcelo contou muito com o incentivo e a influencia do seu irmão Marcos Soares, “o repórter do binóculo”. Na Rádio Clube, “Marcelão” como é carinhosamente chamado por seus amigos e colegas de profissão,  aprendeu os seus primeiros passos no rádio ao lado de Sansão e outros “cobras” da época, o que contribuiu para que Marcelo Soares fosse hoje um grande profissional da comunicação grapiúna.

As dificuldades da época
 De lá para cá, se tornando um grande profissional, Marcelo diz que para chegar onde estar às dificuldades encontradas foram grandes “Pois naquela época, lógico, o que não ocorre hoje, para se ingressar no rádio às exigências dos diretores das emissoras eram grandes e os testes muito difíceis”.

Contrato Difusora
Contratado pela Rádio Difusora, em 1990 onde só permaneceu por seis meses, no mesmo ano ingressou na Rádio Jornal permanecendo por sete anos, atendendo convite do experiente radialista e jornalista  Waldeny Andrade que hoje reside na cidade de Ilhéus.

Afastou-se do rádio
Depois desse período quando adquiriu com muita luta experiência no rádio, Marcelo se afastou das emissoras por mais um período, o que durou sete anos, para atender os seus negócios ao lado de sua esposa.

Retorno ao rádio
O retorno aconteceu em 1997, quando ingressou, desta vez, na Rádio Nacional, não ficando por muito tempo, pois foi logo, novamente, contratado pela rádio Difusora para uma campanha política do ex-prefeito Fernando Gomes em 2004 e permanece, com muito sucesso, até os dias de hoje.

Cabeça Criativa
Marcelo Soares que no momento é o chefe de programação da RD é considerado pelo águia do rádio Orlando Cardoso como “o cabeça criativa do rádio itabunense”, devido as grandes inovações “do Marcelão” dentro das peças publicitárias para a programação da emissora.  

Ontem e hoje
Sobre a diferença do rádio de ontem para o de hoje, Marcelo destaca a menor credibilidade, “pois naquela épica os profissionais eram mais esmerados pela classe patronal que exigia mais, cobrava mais” informando que para ele ter acesso ao microfone passou dois anos como “rádio escuta”, ressaltando que em qualquer deslize do iniciante ele era logo corrigido ou orientado pelos diretores da emissora. “Hoje essas cobranças não existem mais, o que faz perdemos um pouco a qualidade e credibilidade”, mas acredita na nova geração que está chegando devido aos vários cursos de comunicação ministrados pelas faculdades. 

Agradecimento
A respeito do seu progresso no rádio; “louvo a Deus que me deu esse dom” ao mesmo tempo gratificado em trabalhar na Rádio Difusora “que vem mantendo a sua audiência há 15 anos e, é líder na região, que me abraçou e me deu a oportunidade”. Marcelo ressalta que todo esse progresso da emissora faz deste momento a sua melhor época no rádio. 

Liberdade
“Tudo isto porque a emissora me deu a liberdade para trabalhar e para criar os meus textos, e graças a Deus, o meu trabalho vem sendo bastante reconhecido por todos os meus colegas, diretores e ouvintes da nossa emissora, deixando transparente uma grande união da nossa equipe, o que nos ajuda bastante”.

Família
 Casado com Maria Inês Barbosa Andrade de Melo, pai de Vanessa Soares de 17 anos, Marcelo Soares, considera o eixo Ilhéus/Itabuna uma grande escola da comunicação com os novos profissionais que estão chegando da UESC e outras faculdades da região. Acredita ainda no retorno da credibilidade. Com sua experiência adquirida, com muita luta, aconselha aos novos que estão chegando, ouvir o rádio, o máximo que puder e fazer leitura diária, não deixando de procurar sempre crescer ouvindo mais. E, acima de tudo ser humildade; “O principal caminho é por ai” diz o experiente Marcelo Soares.      
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

NOTA DA UPB

UPB seguirá mobilizada pela desoneração da folha dos municípios após liminar que derruba o benefício A decisão do ministro será julgada no p...