segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em Ilhéus, festa da Puxada do Mastro acontece sob traquilidade em Olivenças

A Estância Hidromineral de Olivença sediou mais uma vez a tradicional festa da Puxada do Mastro, um dos principais eventos do calendário de verão do município. A Puxada do Mastro, que mais uma vez atraiu milhares de pessoas, presta homenagem todos os anos a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença.

Na opinião do secretário de Turismo, Paulo Moreira, um dos destaques da Puxada do Mastro deste ano foi o clima de paz, harmonia e tranquilidade que reinou durante todo o evento. “Com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, entre outras entidades, tivemos um evento sem um único incidente. Não observamos nenhuma briga, furto ou acidente de carro. Foi, enfim, uma festa para os nossos visitantes e para toda a família ilheense”, comemora Moreira.

Os festejos começaram no sábado (8), a partir das 5 horas, com alvorada de fogos. À noite, após missa solene dos machadeiros na Igreja de Nossa Senhora da Escada, o público curtiu os shows das bandas Lingery de Patricinha e Estância, a partir das 22 horas, no palco montando na Praça Cláudio Magalhães. No domingo (9), ponto alto da festa, a programação também foi iniciada às 5 horas com alvorada de fogos. Moradores, ilheenses e turistas tomaram as ruas de Olivença à espera do cortejo formado por puxadores do mastro, também conhecido como pau dos meninos.

Todos os anos, enquanto o ritual da derrubada é realizado na mata de Ipanema, centenas de pessoas enchem as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada dos mastros, o cortejo retorna em direção à praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba. Na praça Cláudio Magalhães, a partir das 16 horas, enquanto esperavam a chegada dos mastros, a turma curtiu o show das bandas Frisson e Batuke Bom. A chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães ocorreu por volta das 19 horas, quando aconteceram o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião.

História - Absorvida pela Igreja Católica, a Puxada do Mastro foi iniciada pelos índios no século XVI, com o nome de “Corrida das Toras”, sendo incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas que chegaram no final do século XVI. Outros historiadores, contudo, afirmam que a Puxada remonta ao século XVIII. Para eles, quando os jesuítas fundaram um aldeamento indígena em Olivença, criaram a festa para homenagear São Sebastião em troca da sua proteção contra fome, guerra e doenças. No próximo dia 23, ocorrerá o segundo ato do evento, oportunidade em que o mastro colocado no ano passado será substituído pelo novo.

Detalhe:
Para muitos participantes, e entrevistados por expressaounica, eles acham que a tradição do evento aos poucos está sendo quebrada pela falta de coincidencia de datas. É bom os oganizadores considerarem esse aspecto, ou esse detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...