sexta-feira, 18 de junho de 2010

Divisão de Zoonoses de Itabuna
é reequipada depois de reforma

A Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) de Itabuna vive uma nova fase que inclui importantes mudanças, tanto na administração quanto em sua estrutura física. O prédio foi reformado, reequipado e voltou a disponibilizar vacinas e medicamentos para controle de doenças animais. O Centro também está estruturado com material de escritório, de higiene e equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.

Para comemorar a reestruturação e mostrar o serviço de reforma, o administrador Joilson da Cruz Rosa ofereceu um Café da Manhã nesta quinta-feira (17) para diretores municipais, funcionários, convidados e o secretário de Saúde Antônio Vieira, que representou o prefeito Capitão Azevedo no evento.

Vieira informou que o maior investimento não foi financeiro, mas em recursos humanos com a contratação de novos funcionários, a maioria concursado. “Para se ter uma saúde de qualidade é preciso evitar doenças e o Centro de Zoonoses significa prevenção que começa com a coleta e cuidados com os animais abandonados ou peçonhentos nas ruas da cidade”.

Joilson Cruz informou que a reforma foi feita pelos funcionários da unidade que conseguiram doação junto a algumas divisões da Prefeitura e de empresas de Petshop no fornecimento de alimentos. As obras que incluíram a construção de um novo muro, pintura, revisão nas instalações hidráulica e elétrica e ainda roçagem e limpeza geral também foram feitas pelos funcionários que segundo ele, são responsáveis e comprometidos com a causa.

“Felizmente temos uma equipe unida, entrosada, sensível e muita dedicada que contribui de forma decisiva para o bom funcionamento da divisão, isso faz uma grande diferença para o sucesso de nosso trabalho”, justificou o administrador.

Os números

O administrador informou ainda que só este ano, já foram imunizados mais de dois mil animais entre cães e gatos por meio de mutirões realizados nos bairros. No mesmo período, foram realizadas 125 doações e recebidas 26 denúncias da presença de caramujo africano, 40 de ratos e 18 de morcegos.

O agente administrativo Jorgivaldo Gomes de Souza lembrou que todas as unidades básicas e do Programa Saúde da Família, a Central de Regulação, bem como o presídio estão sendo monitorados pelos fiscais da Zoonose que realizam visitas freqüentes afim de detectar a presença de animais peçonhentos nesses lugares. “É uma ação preventiva que garantirá segurança aos funcionários desses setores, bem como da própria comunidade”.

Ele disse ainda que a população também pode ajudar no trabalho da Divisão de Zoonoses, denunciando, informando ou sugerindo propostas que venham contribuir para a melhoria do serviço prestado.
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...