terça-feira, 25 de maio de 2010

Obras da Cinquentenário incluem campanha educativa             
As Secretarias de Transporte e Trânsito (Settran) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Itabuna se preparam para executar a Campanha Itabuna Cem Anos – Mais Humana, Sem Acidentes. As equipes realizaram os ajustes finais para o bom desenvolvimento das ações educativas, que estão inseridas no programa de revitalização da Avenida Cinquentenário.

O trabalho educativo envolve três etapas. A primeira está confirmada para a próxima sexta-feira (28), quando a equipe de educação da Settran estará com a Unidade Móvel Educatran na Praça Otávio Mangabeira. A atividade visa difundir informações acerca da obra que ocorre naquela via e como cada indivíduo pode contribuir com a cidadania no trânsito.

Na segunda fase da campanha, será desenvolvido um trabalho educativo com condutores e pedestres, numa ação com foco no respeito à faixa de segurança. Já a terceira etapa está prevista para julho, mês de homenagem a motoristas e motociclistas. Este último trabalho será na forma de blitz educativa, com orientações e entrega de brindes aos condutores.

Revitalização - A Avenida Cinquentenário ganhará um novo piso, moderna iluminação com sistema de leds e melhorias na infraestrutura, como obras que visam garantir a acessibilidade, incluindo a construção de faixas elevadas e rampas, além da implantação de piso tátil.

Texto: Natália Tavares
Divisão de Zoonoses vacina mais
de 500 animais na Califórnia

Dando continuidade ao Projeto “Zoonoses vai ao seu bairro”, a Divisão de Controle de Zoonozes (DCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna vacinou, só no último fim de semana, nada menos do que 529 animais domésticos (400 cães e 129 gatos), que estavam sem a vacina anti-rábica, sobretudo os que nasceram depois da última campanha de agosto do ano passado.

O trabalho, que mobilizou veterinários, tratadores e pessoal de apoio foi executado durante todo o dia de sábado, no bairro Califórnia, e serviu também para orientar a comunidade sobre os cuidados que se deve ter para garantir a saúde de seus animais de estimação.

O administrador da DCZ, Joilson da Cruz Rosa, disse que está entusiasmado com a participação da comunidade, que tem se conscientizado e aderido ao projeto, seja levando seus animais para a imunização ou para tirar dúvidas quanto a outros tipos de doença que afetam os bichos.

Só este ano, segundo ele, já foram vacinados mais de 1500 animais dentro do Programa Zoonoses em seu Bairro. Ele informa que o trabalho consiste não apenas em vacinar, mas também controlar, evitar e reduzir indices de doenças infectocontagiosas que atacam animais e podem atingir o homem, a exemplo da raiva canina.

“A doença não tem cura, mas pode ser evitada com cuidados simples como a vacina, que é distribuida gratuitamente tanto na Divisao de Zoonoses quanto nas campanhas anuais e nos mutirões realizados mensalmente em Itabuna”.

Texto: Rosi Barreto Fotos: Waldyr Gomes

qualificação da guarda municipal

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), presidiu nesta terça-feira (25), no auditório da FTC, a aula inaugural do curso de formação da Guarda Civil Municipal, em paralelo ao lançamento do Programa de Cursos da Escola de Gestão Pública e ao lançamento do Plano de Valorização do Servidor Municipal, ações coordenadas pela Secretaria de Administração. Também foram entregues nove medalhas de honra ao mérito aos guardas civis mais antigos em atividade e o certificado aos profissionais qualificados para a Ronda Escolar, que tem a missão de proteger 110 unidades da rede municipal de ensino.

Azevedo destacou a importância do curso de formação e da profissionalização da Guarda Civil, que tem um efetivo de 250 homens e mulheres, servindo como uma referência para a população e para a proteção do patrimônio público. “Uma missão que exige preparo e implica em ações voltadas para a segurança publica, exigindo uma postura própria, com obediência a hierarquia e à disciplina”.

Ao anunciar que Itabuna terá num prazo de dois anos a melhor, mais preparada e melhor equipada guarda municipal da Bahia, o secretário de Administração, Gilson Nascimento, destacou ao proferir a aula inaugural do curso, que 21 anos após sua criação a Guarda Civil Municipal atinge a maturidade com um efetivo integrado por profissionais concursados e que terão um curso específico de formação com 460 horas-aula, fruto de muito trabalho junto ao Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci).

A GCM terá o seu quartel inaugurado em 28 de julho e será equipada mais oito motos, uma caminhonete Ranger e mais dois veículos de apoio, que serão utilizados nas rondas e na proteção de mais de 370 prédios e equipamentos da administração municipal, incluindo escolas e postos de saúde.

O secretário apresentou também um estudo com um perfil dos integrantes da Guarda Civil, que tem 85% do seu contingente formado por profissionais com nível médio e tem hoje em seus quadros profissionais de nível superior e até pós-graduados. Outro dado importante até mesmo para acompanhamento dos módulos do curso é que 97% do efetivo tem acesso à internet e 90% tem menos de três anos no serviço. A maioria dos guardas é evangélica e 96% têm menos de 50 anos.

Na solenidade falaram ainda o coordenador do curso, o Capitão PM Fábio Roberto Ferreira, além do professor José Roberto, da Métodos Consultoria e Capacitação, uma empresa itabunense que realiza o curso nos seus diversos módulos, além do diretor geral da FTC, Cristiano Lobo, destacando a importância da parceria com o poder público no atendimento das demandas da sociedade local e regional.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes

Exploração sexual infantil terá Lei e, Itabuna



A cidade de Itabuna deu um passo importante para implementar uma lei de proteção às crianças contra a violência e a exploração sexual. Um plano com esse objetivo foi entregue nesta segunda-feira (24), por representantes do governo e de entidades da sociedade civil organizada, ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O documento será encaminhado ao prefeito José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), que o enviará à Câmara de Vereadores para votação.

Ao receber o plano, a presidente do CMDCA, Celeste Seara, destacou a necessidade de se realizar uma ação preventiva contra a exploração infantil, buscando envolver as famílias. Outra medida importante é incentivar o funcionamento de escolas em regime de tempo integral, a fim de reduzir a ociosidade e a consequente vulnerabilidade das crianças e adolescentes.

“Não se concebe a ideia de criança estar sendo violentada, prejudicada pela exploração sexual”, afirma Celeste. Segundo ela, percebe-se uma falta de afetividade em muitas famílias, o que vê como um fator que cria ambiente propício aos abusos. “A relação família-criança precisa ser trabalhada com maior frequência, pois muitas crianças saem de casa por qualquer necessidade”, constata a presidente do Conselho.

Celeste Seara explica que o plano vai permitir a implementação de estratégias com apoio institucional. Para a presidente dos conselho, “as crianças são prejudicadas pela falta de políticas públicas”. Ela acrescenta que as propostas ainda serão discutidas com a sociedade, antes de ser convertidas em lei.

A participação da comunidade nas ações de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil é considerada fundamental. Uma das formas de colaborar é denunciando os casos de crianças vitimadas pela violência. As informações podem ser encaminhadas para o Conselho Tutelar (telefone: 3613-1124) e não é necessária a identificação do informante.

Texto: Ricardo Ribeiro / Reportagem: Oswaldo Bispo / Fotos: Waldyr Gomes

BB Educar promove
encontro e ação cultural

Artistas, artesãos, índios tupinambás, quilombolas, entre outros segmentos que atuam na área cultural e social, participaram nesta quinta-feira (25), na AABB de Itabuna, da II Ação Cultural, evento voltado para a formação continuada de alfabetizadores que participam do projeto educativo “BB Educar EU Cidadão”. A iniciativa resulta de parceria entre Banco do Brasil e Prefeitura, através da Secretaria de Educação, visando a alfabetização de jovens e adultos como fator de inclusão social.

O secretário municipal de Educação, Gustavo Lisboa, destacou a importância e a dimensão do projeto, que reúne no mesmo espaço o debate sobre a formação dos alunos, complementado com um trabalho cultural, tendo como foco central a cultura popular em suas mais diferentes formas de expressão.

Ele defendeu o investimento na formação continuada dos profissionais da educação, por considerar que ela ratifica e oferece ao educando a oportunidade de socializar, não só com a habilidade e a competência para a leitura e a escrita, mas também através do humanismo, em relação a todas as questões que dizem respeito a si mesmo e ao outro.

Para Gustavo Lisboa, essa é mais uma oportunidade que o BB Educar está dando à melhor formação de professores, educadores e coordenadores, “numa luta permanente e de ação contínua para a melhoria da construção da cidadania em nossa cidade.”

Na agenda do encontro, que teve a participação de representantes do Banco do Brasil e da Associação Atlética Banco do Brasil, foram discutidos entre os coordenadores, professores e educadores envolvidos no projeto, a importância do processo de alfabetização e seus reflexos para a sociedade como um todo.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes

Ascom/Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...