terça-feira, 23 de março de 2010

Empresários discutem estratégias do Plano de Humanização da Cidade
O Plano de Humanização da Cidade, um projeto guarda-chuva, que contempla diversas ações, como requalificação da Avenida Cinquentenário, reurbanização da Amélia Amado, além de intervenções na Rua Paulino Vieira, Calçadão da Rui Barbosa, melhorias em ruas transversais e em praças públicas, foi discutido com empresários na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna. O encontro, nesta segunda-feira (22), teve a participação dos secretários de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde; de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, e de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy.

O projeto da Cinquentenário terá um custo de R$ 4,5 milhões e estará concluído ainda nos festejos do centenário de Itabuna. Segundo Maurício Athayde, este será um divisor de águas para Itabuna. “O projeto obedece a um cronograma específico e contempla piso, mobiliário urbano, passagens elevadas nas esquinas, melhorias no sistema de drenagem e um moderno sistema de iluminação, um projeto elaborado pela Phillips e que será divulgado nas publicações internacionais da empresa”, explicou.

Para o secretário, o projeto não apenas vai fortalecer o comércio, como também oferecer acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, com piso táctil, além de proporcionar melhores condições de utilização dos espaços urbanos através da modernização do centro da cidade.

Fernando Vita, da Sedur, abordou a decisão do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), que não concedeu a outorga para utilização das águas do canal do Lava Pés. Em função disso, o projeto de reurbanização da Avenida Amélia Amado, foi paralisado e teve que ser alterado.

O projeto executivo das obras da avenida e do envelopamento do canal foi elaborado pelos arquitetos Luiz Marques e Eduardo Lula, com cálculo estrutural de Chico França e consultoria de Cláudio Fontes, considerado um dos maiores especialistas em drenagem do pais. Previa cinco pistas de rolamento e espaços para ciclovias e equipamentos urbanos, o que facilitaria inclusive o ordenamento do trânsito na área central da cidade com a eliminação dos pontos de engarrafamento.

Vita explica que o novo projeto prevê a substituição de pontes e a implantação de um canal natural, com a retirada inclusive das paredes de contenção: “Como técnico, discordo do projeto proposto pelo Ingá, mas mesmo assim vamos executá-lo porque se trata de uma decisão de um organismo do estado”.

Calçadão

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, anunciou estudos para intervenções no calçadão da Rui Barbosa, que será reurbanizado em parceria com uma empresa privada, e da Paulino Vieira. Também estão em fase de estudos, projetos para reubanização de praças, que vão integrar o Plano de Humanização da Cidade.

O presidente da ACI, Eduardo Fontes, anunciou que pretende convocar os dirigentes do Ingá para esclarecer a questão do veto ao projeto da reurbanização da Amélia Amado. Ele também colocou em discussão com empresários a questão de interdição do aeroporto de Itabuna e das condições para sua reabertura.


Texto:Kleber Torres Fotos:Vinícius Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...