quarta-feira, 10 de março de 2010


Descoberta nova arma contra a dengue

É um comprimido, dissolvido em água. A nova arma vai combater as larvas do mosquito da dengue. O bioinseticida, totalmente nacional, já está sendo produzido por cientistas.

A roupa especial é obrigatória para entrar no laboratório onde pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz lidam com uma nova descoberta: bactérias com o poder de combater a dengue. Elas têm o apelido de BTI, mas o nome completo é Bacillus thuringiensis israelensis. São bactérias encontradas na terra. Dentro do laboratório, são usadas como matéria-prima para a produção de um inseticida biológico.

O bioinseticida desenvolvido aqui fica assim: são comprimidos para serem colocados dentro das caixas d’água. Duas horas depois de ingerir o inseticida, as larvas sofrem uma paralisia e deixam de se alimentar. Após 24 horas, elas morrem. A arma letal para a larva do mosquito Aedes aegypti, segundo os pesquisadores, é inofensiva para o meio ambiente.

Foram dois anos e meio de testes e pesquisas para chegar a um produto que os cientistas acreditam ser extremamente eficiente no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Um comprimido para 50 litros de água. Além das caixas d’água, a mistura também pode ser usada para regar as plantas.  “Tem a persistência de 24 dias no ambiente”, diz a pesquisadora da Fiocruz Elizabeth Gomes Sanches.
Malaria

Nos laboratórios da Fiocruz, a mesma equipe também desenvolveu bioinseticidas contra os vetores da malária e da filariose, conhecida como elefantíase.

Eliminar os criadouros do mosquito da dengue é a melhor forma de prevenção. O número de registros da doença no Brasil este ano já é o dobro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Só em janeiro e meados de fevereiro de 2010, foram 108.640 casos. A tecnologia desenvolvida pela Fiocruz já foi patenteada. Falta agora definir que empresa vai produzir o bioinseticida brasileiro. Ele será usado no programa de combate à dengue do Ministério da Saúde.

Hoje, os agentes de saúde só trabalham com bioinseticidas importados. Mas em breve, eles poderão estar nas ruas munidos de uma arma 100% nacional.

Fonte - Portalms.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...