A iniciativa promove espaço de diálogo sobre TIC18 e o mercado de trabalhoCampus da UESC
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) promoveram, na ultima quarta-feira (16), no Auditório Jorge Amado, no campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, a aula inaugural do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC18) para a primeira turma de alunos.
A iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre o tema TIC18 e o mercado de trabalho, de forma que os jovens possam aproximar-se ainda mais do universo que vem mudando o cenário das diferentes organizações pelo Brasil, a Tecnologia. O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
A aula inaugural com o tema foi “Impactos da Tecnologia nas Desigualdades no Mercado de Trabalho”, foi ministrada pelo reitor da Uesc e presidente do Conselho de Administração do Cepedi, Alessandro Fernandes. A solenidade na contou com a presença do diretor do Cepedi, professor, Jose Alfredo Tavares; do presidente da Softex, Ruben Delgado; o pró-reitor de Extensão da Uesc, Cristiano Bahia; do presidente do Sindicato das Industrias de Eletroeletrônicas de Ilhéus (Sinec), Silvio Comin; e do diretor do Departamento das Engenharias e Ciência da Computação da Uesc, Aprígio Bezerra.
Residência de Software que ocorrerá durante 18 meses, onde os cursistas irão mesclar sua atuação entre as palestras e oficinas do curso e a aplicação direta em projetos simulados (fase inicial), desafios tecnológicos e em projetos desenvolvidos no Cepedi (fase final do curso). Durante essa capacitação, os residentes irão trabalhar conceitos de Engenharia de Software, Análise de Sistemas de Informação e Programação com as linguagens Java, Python e .Net associadas aos respectivos frameworks utilizados no Cepedi e de interesse deste instituto. Ao final do curso, espera-se que os residentes estejam aptos à ingressar em equipes de desenvolvimento de software que trabalham com as linguagens e tecnologias abordadas durante a capacitação.
“Um aspecto relevante do projeto é o formato do curso. Seguindo a abordagem do aprendizado prático, os residentes estarão imersos em tecnologias recentes e relevantes tanto teoricamente, durante as sessões de treinamento, quanto na prática, nos laboratórios de projetos do Cepedi. Nestes laboratórios, os residentes irão concretizar os conhecimentos adquiridos em projetos-piloto desenvolvidos em colaboração com o Centro de pesquisa, atuando como Analistas e Desenvolvedores. Em relação às tecnologias abordadas pelo projeto, incluem-se Java, Python e a plataforma .Net, escolhidas por serem amplamente requisitadas para vagas de emprego na área de TI no Brasil atualmente,” explica do professor José Alfredo.
Das 100 vagas disponibilizadas, 87 foram preenchidas. O curso é presencial e oferece aos alunos uma bolsa mensal, no valor de R$ 1.800,00 para graduados, e R$ 1.100,00 para egressos de ensino técnico e graduandos. Essa ajuda financeira visa proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, permitindo que os estudantes se dediquem integralmente ao desenvolvimento de suas habilidades em Desenvolvimento de Software, Destacou o presidente da Softex, agradecendo a Uesc por proporcionar esse avanço aos jovens e o incremento econômico ao município de Ilhéus.
O reitor da Uesc e presidente do Cepedi Alessandro Fernandes destacou o desempenho que as TIC desempenham na sociedade atual, abordando desde os problemas cotidianos, até a realização de cirurgias remotas, onde o cirurgião não necessita estar fisicamente presente. Isso justifica a necessidade de formar desenvolvedores altamente qualificados nas tecnologias mais atuais, uma vez que as instituições de ensino não estão conseguindo suprir a demanda do mercado. Além da insuficiência em quantidade, as instituições de ensino superior e técnico também enfrentam dificuldades em oferecer componentes curriculares que abordem tecnologias de ponta, devido à natureza de seus currículos de longo prazo e às limitações de atualização frequente. Destacando a necessidade de profissionais atentos e voltados para as necessidades da população
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