COLUNA WENSE, TERÇA, 2 DE MAIO DE 2023.
A PRÉ-CANDIDATURA DE ANTÔNIO VIEIRA
Qualquer pessoa, desde que filiada a um partido político, tem o direito de se lançar pré-candidato a prefeito ou a outro cargo público pela via eleitoral.O Estado Democrático não permite nenhum tipo de discriminação. A nossa Constituição diz que todos são iguais perante a lei.
O eleitor, o cidadão e a cidadã também têm o direito de saber por qual legenda fulano, beltrano e sicrano pretendem disputar o pleito e, mais importante ainda, seu plano de governo, principalmente quando envolve uma candidatura ao Poder Executivo, seja a prefeito, governador ou à presidência da República.
Os três parágrafos acima foram motivados em decorrência de um vídeo do médico Antônio Vieira se lançando como pré-candidato a prefeito de Itabuna na sucessão de Augusto Castro (PSD).
É natural que se queira saber por qual legenda Vieira pretende disputar o comando do cobiçado centro administrativo Firmino Alves e seu programa de governo. Como também sua identificação ideológica, se é de direita, esquerda, centro e suas variantes. O que é inaceitável é o deboche e a falta de respeito.
Tem que se respeitar qualquer pré-candidatura. Antônio Vieira passa a ser mais um prefeiturável, se juntando a Pancadinha (Solidariedade), Capitão Azevedo (PDT), Enderson Guinho (União Brasil), Isaac Nery e Dinailton Oliveira (Republicanos), Chico França (PL), Geraldo Simões (PT) e ao chefe do Executivo Augusto Castro (PSD-reeleição).
A pretensão de Antônio Vieira é legítima, amparada na Lei Maior. Portanto, que seja bem-vinda. Aos debochentos de plantão, inimigos da democracia, fica o repúdio da modesta *Coluna Wense*.
A DE IVAN GUSMÃO
Ivan Gusmão se queixou da *Coluna Wense* porque não está citando seu nome como pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidariedade, a mesma legenda do deputado estadual e prefeiturável Fabrício Pancadinha. Gusmão é "adversário" do parlamentar na agremiação partidária. Quer ser também o representante do partido na disputa pelo cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves. Sei que não é o caso de Gusmão, mas tem muitos "prefeituráveis" de mentirinha.Um desses fez a mesma queixa. Dias depois encontrei com ele no "Senado" do Café Pomar. Falou que tinha desistido, que já estava apoiando outro prefeiturável. Tem até os que dizem que a *Coluna Wense* só analisa os pré-candidatos do sexo masculino. Confesso que não tenho conhecimento de nenhuma mulher que queira disputar a prefeitura. Logo eu que fico torcendo para que apareça uma mulher para encarar os marmanjos. Uma, não. Duas ou três. Tem que ter *"couro de crocodilo"*, como dizia o saudoso e polêmico jornalista Eduardo Anunciação.
Concluo dizendo que estou pensando na alternativa de só analisar os pré-candidatos inseridos nas pesquisas de intenções de voto. (COLUNA WENSE, TERÇA, 2 DE MAIO DE 2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável