quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recursos hídricos debatida em Simpósio Ambiental em Itabuna

        Com base em farto material de pesquisa e dados estatísticos, além de informações de importantes organizações internacionais que tratam das questões ambientais, o doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos Jorge Antonio Barros de Macedo instigou os participantes do II Simpósio do Meio Ambiente de Itabuna a refletirem seriamente sobre as possíveis consequenciais, para os próximos 30 anos, do uso irracional e escassez dos recursos hídricos.

        Organizado pela Prefeitura de Itabuna e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Simpósio conta com a participação de estudantes, ambientalistas, profissionais e técnicos que atuam na gestão do meio ambiente, além de educadores da Rede Pública Municipal e profissionais que lidam com direito ambiental. Durante o evento, está sendo debatido o tema “Educação e Saneamento Ambiental, Uma Política de Direito e Responsabilidade Social”.  

        Fazendo um comparativo entre as vítimas de grandes catástrofes naturais, as altas taxas de crescimento populacional, densidade demográfica, migração e urbanização não planejada, Jorge Macedo chamou à atenção para a degradação ambiental que está implícita com o aumento da população e, consequentemente, com o consumo desordenado. 

“Os números comprovam, por exemplo, que para recompor os mais de 280 mil mortos no tsunami da Indonésia, em 2004, o mundo precisou apenas de um dia e uma hora e 30 minutos. Isto demonstra o quanto é impactante o crescimento populacional na diminuição dos recursos naturais, principalmente nas reservas de água potável”, frisou Mendonça.

Abertura

Na solenidade de abertura do II Simpósio do Meio Ambiente, o secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, que também representou o prefeito Capitão Azevedo naquele ato, ressaltou a importância do evento como contribuição para a implementação das políticas de educação ambiental e para a preservação dos recursos naturais que ainda restam no município. 

Ele lembrou que o debate proporcionado pelo I Simpósio em 2009, e outros eventos similares realizados em anos anteriores, foram importantes inclusive para a construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental no Município de Itabuna, cujo projeto está sendo encaminhado para a apreciação e deliberação do Conselho Municipal de Educação (CME). “Nós acreditamos que somente pela Educação é que poderemos construir uma consciência coletiva voltada para o respeito e a preservação do meio ambiente”, frisou Lisboa.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, que destacou os avanços do município nas questões ambientais e fez críticas a proposta de anistia prevista no novo Código Ambiental Brasileiro para os grandes devastadores das florestas brasileiras. Também fizeram pronunciamentos o presidente da Emasa, Alfredo Melo; o diretor-geral da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo; e o representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Roberto Mendonça.

Nesta quinta-feira, dia 2, a programação teve sequência com três palestras, uma rodada de debates, no turno matutino, e quatro mini cursos à tarde. O tema “Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, foi abordado pelo professor titular e PhD em Saneamento da Ufba, Roberto Santos Moraes. Ao engenheiro civil Cláudio Fontes falou sobre  as “Perspectivas para o Saneamento Ambiental na Região Sul da Bahia”. A “Gestão de Aterros Sanitários” foi o foco da palestra do engenheiro Francisco Gleydson, supervisor de aterros do Grupo Marquise. Para sexta-feira, dia 3, estão previstas outras três palestras, debates e mais quatro mini cursos.
Por:Erivaldo Bomfim - Fotos: Pedro Augusto – 02/06/2011
Moradores elogiam governo pelas   obras no bairro São Pedro

         A segunda etapa das obras de infraestrutura, com saneamento, esgotamento pluvial, pavimentação asfáltica,  urbanização e iluminação da avenida Pedro Jorge, com mais de um quilômetro de extensão, está agradando aos moradores do bairro São Pedro. A obra mobiliza 20 operários, além de técnicos da Empresa Municipal de Água e Saneamento e será concluída até 28 de julho no Dia da Cidade.

        Até agora foram concluídas 100% das obras de drenagem; 37% da rede de esgotamento sanitário e 50% da contenção de encostas. A primeira etapa foi concluída e inaugurada ano passado, e a nova fase corta o São Pedro e vai interligar o Pedro Jerônimo ao São Judas, totalizando cerca de dois quilômetros em toda a sua extensão.

        A dona de casa Rosenice Santos de Jesus destaca que a infraestrutura e a pavimentação chegam na hora certa, melhorando assim as condições de vida da população: “O fato é que o nosso bairro que estava abandonado e carente de tudo vai ganhar novo visual”.

Rúbia Santos Silva observa que a população esperava por melhorias ao longo dos últimos 20 anos  em função das promessas de candidatos que só visitavam a comunidade nos período de campanha, uma situação que mudou agora, na gestão do prefeito Azevedo. 

Moradora há 35 anos no São Pedro, Vera Lúcia Santos elogiou a ação do governo para a conclusão da avenida Pedro Jorge, que abre mais uma importante via de tráfego melhorando a mobilidade urbana “e a qualidade de vida da população do bairro. Eu acredito na obra, porque conheço o Capitão Azevedo desde muito jovem”, complementou.

A empresária Valdinéia Santos Oliveira, proprietária de uma loja de miudezas na avenida Pedro Jorge, destaca que além dos benefícios diretos da população, a obra vai permitir fortalecer o comércio do bairro, onde já funcionam lojas, mercearias, açougues, minimercados e outros estabelecimentos, “o que resulta numa grande expectativa para todos nós”.

O segurança Pedro Barbosa vê conclusão da avenida um fator de valorização dos imóveis do bairro e observa que até agora, nenhum prefeito havia executado uma obra desta dimensão, “o que além de ótimo para a comunidade, também me deixa feliz”, finalizou.

Por:Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  01-06-2011 
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...