quarta-feira, 4 de maio de 2011

Prefeito de Itabuna esclarece aos estudantes aumento da passagem

        O Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, recebeu nesta segunda-feira (2), em seu gabinete, os representantes da União da Juventude Socialista – UJS, o movimento estudantil de cinco unidades escolares das redes públicas e estaduais de Itabuna, além de um representante da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas – ABES. No encontro, o chefe do executivo ouviu atentamente as reivindicações, e explicou aos estudantes que o reajuste em 10 % na tarifa de transporte coletivo atende ao aumento de insumos diversos, como o salário mínimo.

A mobilização foi feita em parceria com o movimento estudantil representado por cinco unidades de ensino, da Rede Pública e Municipal – Centro de Integração Social - Ciso, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão - Ciomf, Colégio Estadual de Itabuna, Maria de Lourdes e Amélia Amado, além da presença de um representante da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas – ABES.

A presidente da UJS, Héllade Xavier Guimarães, apresentou ao Poder Público Municipal as reivindicações, que se resumem em realizar um trabalho de fiscalização mais intensa do transporte público de Itabuna, além de solicitar do prefeito a revogação do decreto, que regulamenta o aumento da passagem em 10 %. “Sobre o decreto, que aprovou o aumento da passagem, nós queríamos que ele rediscutisse esse aumento e os valores, além de fiscalizar a qualidade dos transportes”, declara

Esclarecimentos

Durante o encontro, que também contou com a presença do secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Mello, o vereador Sólon Pinheiro, além do vereador e presidente do Conselho de Transporte de Itabuna, Milton Gramacho, o prefeito apoiou o movimento e propôs um diálogo mais extenso com a classe de estudantes. Ao mesmo tempo, Azevedo esclareceu aos jovens, que o reajuste é legal, levando-se em conta os gastos das empresas de transporte, com o aumento do combustível, peças e acessórios, pneus, bem como o reajuste dos salários.

O secretário Wesley destacou que os transportes públicos ficaram dois anos sem reajustar a tarifa, mas de acordo com o contrato de concessão com as empresas é de obrigação de o município manter o equilíbrio econômico financeiro do sistema. “Ou seja, para que esse sistema funcione, a prefeitura deve dar o reajuste cabível. Teve aumento de salário mínimo em 2009, 2010 e 2011 e isso encarece muito a planilha de custo para as empresas de transportes”.

Outro ponto discutido na reunião foi relacionado ao interesse dos estudantes em regulamentar o passe livre para a classe no município e Itabuna. No entanto, de acordo com o presidente do Conselho, se não diminuir a gratuidade das tarifas de transporte, fica inviável estender essa proposta aos estudantes. Porém, ficou definido que órgão formalizará a discussão com a Câmara de Vereadores e o Poder Público.
Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges – 03/05/11
www.itabuna.ba.gov.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...