terça-feira, 3 de maio de 2011

Obras nos morros amenizam sofrimento do povo em Ilhéus


As intervenções emergenciais voltadas para a reurbanização e para a construção de contenção de encostas em vários morros de Ilhéus estão sendo fundamentais para minorar os problemas causados pelas fortes chuvas que vêm caindo na cidade nos últimos dias. A avaliação foi feita pelo secretário de Infraestrutura, Marconi Queiroz, durante reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil de Ilhéus, que está elaborando um levantamento completo dos estragos causados pelas chuvas, bem como um amplo plano de ação para solucionar os principais problemas causados.
Marconi Queiroz destaca como fatores importantes para a diminuição do impacto das chuvas nas áreas beneficiadas pelo pacote emergencial o melhor direcionamento das águas, a construção de contenção de encostas e o fortalecimento do conceito de acessibilidade, com a execução de obras de pavimentação, instalação de guarda-corpos e construção de rampas e escadarias. “Em função desses serviços, que também incluem diversas outras melhorias ligadas à infraestrutura básica, não tivemos acidente nas áreas beneficiadas pelas intervenções emergenciais”, afirma.
Apesar dessa boa notícia, em virtude do relevo da cidade, o secretário reconhece que outros locais acabaram tendo problemas, como, por exemplo, deslizamentos de terra. “Por isso, precisamos de uma ação imediata, envolvendo os governos municipal, estadual e federal, para, juntos, adotarmos as providências necessárias”, garante Marconi Queiroz, acrescentando que já se encontra em curso um plano de identificação de áreas de risco e, em paralelo, a remoção das famílias envolvidas.
Localidades - Recursos da ordem de R$ 10 milhões, oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, foram disponibilizados para serem investidos em vários morros de Ilhéus, como os altos do Cacau, Soledade, Carvalho, Formoso, Coqueiro, Tapera, Seringal, Tabuleiro da Baiana, Nerival, Basílio e Amparo, além da rua Luis Gama, da avenida Itabuna e do Teotônio Vilela.
Entre outros, as obras nos morros de Ilhéus, que deverão ser concluídas no prazo de 120 dias, incluem reforma e construção de rampas e escadarias, instalação de guardas corpos, execução de pavimentação, construção de passeios, execução de drenagem pluvial, colocação de meios-fios e construção de contenção de encostas

Ascom/Ilhéus
www.ikheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Joso Roma ao kado de Chico França dá palestra em itabuna

Rampa da Camara de Itabuna O ex-deputado federal, ministro do governo Bolsonaro,  e presidente do PL no estado da Bahia, João Roma, foi ovac...