No sábado, dia 24, os cantores Tomate e Durval Lelys ofereceram ao público e aos foliões presentes ao Circuito Sabará na 3ª noite do Carnaval Antecipado de Itabuna um maravilhoso encontro de trios, um bate-papo a confirmar amizade, respeito e entrosamento e mais do que isso cantaram juntos “Dança da Manivela” e “Asa de Águia - Quebra aê”, canções emblemáticas do Carnaval baiano, acompanhados pela multidão.
”Foi um momento apoteótico do Carnaval Antecipado de Itabuna. É como disse Durval que ‘foi o foi o melhor encontro de trios da vida dele’. A nova geração da cidade jamais tinha visto um diálogo tão respeitoso entre dois amigos cada um no seu trio.Então, revivemos aqui grandes momentos do Carnaval de Salvador com duas atrações fortíssimas da música baiana. Foi demais, foi gratificante. Deus nos deu a oportunidade mágica e nos abençoou em poder presenciar um momento tão emocionante”, comentou o músico Missinho Mendes.
Acompanhado do seu filho de Icany Mendes, ele estava bastante emocionado ao assistir o encontro de Tomate e Durval. “Fui criado em cima de um trio elétrico, o do Grupo Phase, dos meus tios Jorge Mendes (Joinha) e Nivaldo e tantos músicos maravilhosos homenageados neste ano na Lavagem do Beco do Fuxico. Esse encontro dos trios destes cantores baianos causou forte emoção a todos que estavam no Circuito Sabará do Carnaval Antecipado de Itabuna. Aos 34 anos pude ver o que é alegria, amizade e respeito”, disse o rapaz.
“O show foi maravilhoso, Tomate e Durval quebraram tudo. Além disso, proporcionaram um momento grandioso”, afirmou Higino Neto. “Olha sou de Jequié, uma cidade há muitos anos sem micaretas, o que faz muita falta. O encontro dos trios foi fantástico no Carnaval Antecipado de Itabuna por reproduzir algo que acontece no Carnaval de Salvador e nos brindou a todos com muita emoção”, falou o folião Guilherme Santiago.
O empresário Vily Modesto Júnior parabenizou a administração do prefeito Augusto Castro (PSD) por promover um Carnaval Antecipado com atrações de peso, organização e segurança. Com o encontro dos trios do Tomate e Durvalino, realmente ‘o encontro de trios mais alucinado do planeta e a pipoca mais louca da Itabuna’ como disse ele, pude reviver minha adolescência. Lembrei dos anos 90, quando participei dos carnavais do Bloco Ouro. Mais maduro, me emocionei muito”, enfatizou.
Já o aposentado Josué Alves disse que a beleza do carnaval é povo na rua e encontros de trios. “Foi lindo demais o diálogo respeitoso do Tomate e Durval, cujos filhos tocam nas respectivas bandas. A gente estava precisando de uma festa como esta. A saudade estava muito grande e o prefeito Augusto Castro está de parabéns por promover o Carnaval Antecipado.
Na sua apresentação, Durval Lelys cantou os seus maiores sucessos, inclusive da sua passagem pela Banda Asa de Águia e ainda fez homenagens aos sertanejos Bruno e Marrone cantando Dormi na Praça ("Seu guarda não sou vagabundo, não sou delinquente...") e É o amor de Zezé di Camargo e Luciano. Realmente, a terceira noite do Carnaval Antecipado de Itabuna ficará na história dos foliões e espectadores pelo “o encontro de trios mais alucinado do planeta”, como disse Durval Lelys.
Blocos tradicionais
Figurantes de blocos tradicionais e representantes de religiões de matriz africana desfilaram pela primeira vez neste ano no Circuito Sabará na abertura da 3ª noite do Carnaval Antecipado Itabuna. Todos acompanharam a banda de pagode itabunense e baiana Atarraxada.
Para o presidente do Bloco Dez Casados, Sandoval Benevides, foi mais uma bela oportunidade de os integrantes aproveitarem a folia momesca, depois de participar da Lavagem do Beco do Fuxico, festa carnavalesca tradicional que antecede o Carnaval Antecipado.
“O Carnaval Antecipado é sucesso de público e de atrações. Mas não poderia ficar sem a participação dos blocos que são integrados por representantes do povo. O que o torna bonito é essa participação popular”, declarou, lembrando que a 45ª edição da Lavagem do Beco também foi participativa e muito bonita.
Já o presidente do Bloco Maria Rosa, professor Geraldo Ribeiro, Caçolinha, a Bahia é pródiga em contemplar todos os ritmos e manifestações culturais do povo. “Como Itabuna retoma o Carnaval Antecipado, a gente jamais poderia ficar de fora. A gente quer um carnaval dessa forma tradicional, o trio com atrações diversas, exaltando o trio elétrico e a arte de Dodô e Osmar, Moraes Moreira e de outros artistas baianos consagrados”, declarou.
Pai Gildo, líder de um terreiro de matriz africana, disse que as baianas quiseram participar da festa porque também gostam do Carnaval Antecipado. “Está tudo muito bonito, muita alegria e Carnaval Antecipado neste ano reúne o que há de melhor na música e ritmos da Bahia. Então, estamos todos muito felizes em participar deste que é o maior Carnaval Antecipado do Brasil”, afirmou parabenizando o prefeito Augusto Castro(PSD), a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
A noite de sábado foi aberta com o desfile da Banda Para Tudo que fez o esquenta para as demais atrações. Depois de A Tarraxada se apresentaram para o público cada vez mais crescente Rogerinho, Robyssão (rei do pagofunk), Tomate, Durval Lelys, Trio da Huanna, Henry Freitas, Psirico, Gasparzinho e Nova Proposta.
O Carnaval Antecipado de Itabuna é promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), tem o patrocínio do Ministério do Turismo, Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (SETUR-BA) e da iniciativa privada.
Neste domingo, dia 25, vão se apresentar no Circuito Sabará Vina Calmon, Tiago Aquino, Jau. Vitor Fernandes, Tony Salles, Rubynho, Oz Polêmicos, Revoada, Guig Ghetto e 99 No Beat.
A Prefeitura de Itabuna recolheu na madrugada e manhã de domingo, dia 25, mais de cinco toneladas de resíduos sólidos e higienizou com desinfetante e muita água todo o Circuito Sabará do Carnaval Antecipado que teve recorde de público na noite anterior. Após os dias da festa momesca o Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos entra em campo com cerca de 50 mais homens para o trabalho..
Além disso, também são mobilizadas equipes da concessionária Biosanear para a varrição, acondicionamento e remoção dos resíduos sólidos do sítio da festa carnavalesca e a limpeza das baterias de sanitários químicos distribuídas em todo o circuito.
“Também temos a coleta seletiva pelos cerca de 60 agentes ambientais e catadores autônomos. Então, a gente se esforça para que os foliões e espectadores se sintam seguros em um ambiente limpo”, afirma Lázaro Pellegrini, diretor da Limpeza Pública, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).Secom. Fotos Pedro Augusto.
mais informações: Itabuna.ba.gov.br
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário