Homenagem ao Poeta Telmo Padilha que deveria ser mais lembrado!
![]() |
| O poeta de "Itabuna, amor e ódio!" |
Um legado esquecido
Nascido em 5 de maio de 1930, na Vila de Ferradas, hoje bairro de Itabuna, Telmo Padilha foi poeta, jornalista e advogado. Ele compartilhava o mesmo chão que seu compadre, o escritor Jorge Amado. Sua vida foi interrompida tragicamente em um acidente automobilístico em 16 de Julho de 1997. Apesar de suas contribuições para a literatura, Telmo Padilha não teve seu nome imortalizado em Itabuna, o que é uma grande injustiça.
"Somente a poesia – entendida no seu mais alto sentido – será capaz de salvar o homem. Se todos os homens fossem poetas ou lessem poesia, o mundo – asseguro-lhe – seria bem melhor". Telmo Padilha
Um apelo às autoridades
É hora de resgatar e preservar a história de Telmo Padilha e fazer justiça ao poeta. Um povo sem memória não tem cultura. É fundamental que o Legislativo, Executivo e Judiciário de Itabuna reconheçam a importância de Telmo Padilha e lhe dêem a homenagem que merece. Vamos dar um nome de avenida, rua, praça ou logradouro ao nosso poeta, assim como a muitos outros que estão caindo no esquecimento.
Preservar a memória
É importante lembrar a contribuição de Telmo Padilha para a literatura e a cultura da Região do Cacau. Sua obra é um patrimônio que deve ser preservado e divulgado. Vamos trabalhar juntos para garantir que a memória de Telmo Padilha seja lembrada e homenageada em sua cidade natal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário