segunda-feira, 5 de maio de 2025

Telmo Padilha faria 95 anos hoje

Homenagem ao Poeta Telmo Padilha que deveria ser mais lembrado!

O poeta de "Itabuna, amor e ódio!"
O poeta Telmo Padilha, um dos principais divulgadores da poesia da Região do Cacau do sul da Bahia, merece ser homenageado perpetuamente em sua cidade natal, Itabuna. Apesar de ter traduzido sua obra para quase 50 línguas e ter sido reconhecido nacional e internacionalmente, Telmo Padilha ainda não tem uma rua, praça ou logradouro com seu nome na cidade.

Um legado esquecido

Nascido em  5 de maio de 1930, na Vila de Ferradas, hoje bairro de Itabuna, Telmo Padilha foi poeta, jornalista e advogado. Ele compartilhava o mesmo chão que seu compadre, o escritor Jorge Amado. Sua vida foi interrompida tragicamente em um acidente automobilístico em 16 de Julho de 1997. Apesar de suas contribuições para a literatura, Telmo Padilha não teve seu nome imortalizado em Itabuna, o que é uma grande injustiça.

"Somente a poesia – entendida no seu mais alto sentido – será capaz de salvar o homem. Se todos os homens fossem poetas ou lessem poesia, o mundo – asseguro-lhe – seria bem melhor". Telmo Padilha

Um apelo às autoridades

É hora de resgatar e preservar a história de Telmo Padilha e fazer justiça ao poeta. Um povo sem memória não tem cultura. É fundamental que o Legislativo, Executivo e Judiciário de Itabuna reconheçam a importância de Telmo Padilha e lhe dêem a homenagem que merece. Vamos dar um nome de avenida, rua, praça ou logradouro ao nosso poeta, assim como a muitos outros que estão caindo no esquecimento.

Preservar a memória

É importante lembrar a contribuição de Telmo Padilha para a literatura e a cultura da Região do Cacau. Sua obra é um patrimônio que deve ser preservado e divulgado. Vamos trabalhar juntos para garantir que a memória de Telmo Padilha seja lembrada e homenageada em sua cidade natal.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...