Prefeitura se reúne com sindicato para assegurar direitos dos trabalhadores da São Miguel
Diálogo buscou soluções para amparar categoria após fim do contrato entre município e empresa
A Prefeitura de Ilhéus se reuniu, neste sábado (12), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ilhéus (SINDROD) para discutir a situação dos funcionários da São Miguel, diante do encerramento do contrato entre o município e a empresa. A reunião demonstra a preocupação da gestão municipal com os trabalhadores e foi fundamental para buscar soluções que ofereçam amparo aos rodoviários.
Durante o diálogo, o município se comprometeu a cooperar com o objetivo de a nova empresa que assumir parte da operação do transporte público – após a conclusão do procedimento de licitação emergencial – priorizar a contratação dos funcionários que hoje trabalham na São Miguel. A posição visa contribuir com a manutenção dos empregos e aproveitar o conhecimento dos profissionais sobre as rotas da cidade.
A Prefeitura também se comprometeu a acompanhar as negociações entre a São Miguel e o sindicato, no que diz respeito ao pagamento das verbas rescisórias, para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.
Além disso, o município irá dialogar com a empresa Via Metro, que assumirá provisoriamente as rotas durante o período de transição, para viabilizar contratação de parte dos funcionários da São Miguel. A Via Metro já apresentou 15 novos ônibus e providenciará a chegada de mais 20 veículos até domingo (13), o que demandará a ampliação da equipe.
Apesar dos desafios desse momento de transição, a Prefeitura de Ilhéus reafirma que a decisão tomada de não renovar o contrato tem como objetivo principal oferecer à população um transporte público digno, eficiente e de qualidade.
Ilhéus participa de Fórum sobre micro e pequenas empresas em Brasília
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação representou a gestão municipal no evento
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, representou a Prefeitura de Ilhéus no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Brasília, na última quinta-feira (10). O evento foi uma grande oportunidade para troca de experiências e buscar soluções que possam fortalecer o ambiente de negócios na cidade.
Na capital federal, o secretário participou de diversas reuniões temáticas com os comitês de Política Nacional de Desenvolvimento da MPE, Microempreendedor Individual, Formação e Capacitação Empreendedora, Investimentos, Financiamento e Crédito, além de Tecnologia e Inovação. O convite veio através do presidente da Associação das Micros e Empresas de Pequeno Porte do Sul da Bahia (AMPESBA), Agnaldo Joaquim (Durunga).
"Estive ao lado de grandes lideranças do setor, representantes do MPE e secretários estaduais de todo o país. As discussões promovidas pelo Fórum são fundamentais para pensarmos políticas que contribuam com o desenvolvimento econômico da nossa cidade, em especial das pequenas empresas, um compromisso firmado pelo prefeito Valderico Junior", disse o secretário Paulo Ganem.
A agenda ainda incluiu uma importante reunião para tratar sobre o XIV Congresso Norte Nordeste das Micros e Pequenas Empresas, que será realizado em Ilhéus nos dias 6 e 7 de outubro. O presidente da AMPESBA, Agnaldo Joaquim, também articula a possibilidade de trazer o Encontro dos Membros do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ampliando ainda mais as oportunidades de fortalecimento do setor, como destaca o secretário Paulo Ganem:
"As micro e pequenas empresas são fundamentais para o crescimento econômico do país, pois geram emprego e renda para a população. Trazer grandes eventos para Ilhéus vai ajudar nossos empreendedores a inovarem e saírem da informalidade", disse. Sucom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável