sábado, 12 de abril de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura se reúne com sindicato para assegurar direitos dos trabalhadores da São Miguel

Diálogo buscou soluções para amparar categoria após fim do contrato entre município e empresa

A Prefeitura de Ilhéus se reuniu, neste sábado (12), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ilhéus (SINDROD) para discutir a situação dos funcionários da São Miguel, diante do encerramento do contrato entre o município e a empresa. A reunião demonstra a preocupação da gestão municipal com os trabalhadores e foi fundamental para buscar soluções que ofereçam amparo aos rodoviários.

Durante o diálogo, o município se comprometeu a cooperar com o objetivo de a nova empresa que assumir parte da operação do transporte público – após a conclusão do procedimento de licitação emergencial – priorizar a contratação dos funcionários que hoje trabalham na São Miguel. A posição visa contribuir com a manutenção dos empregos e aproveitar o conhecimento dos profissionais sobre as rotas da cidade.

A Prefeitura também se comprometeu a acompanhar as negociações entre a São Miguel e o sindicato, no que diz respeito ao pagamento das verbas rescisórias, para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Além disso, o município irá dialogar com a empresa Via Metro, que assumirá provisoriamente as rotas durante o período de transição, para viabilizar contratação de parte dos funcionários da São Miguel. A Via Metro já apresentou 15 novos ônibus e providenciará a chegada de mais 20 veículos até domingo (13), o que demandará a ampliação da equipe.

Apesar dos desafios desse momento de transição, a Prefeitura de Ilhéus reafirma que a decisão tomada de não renovar o contrato tem como objetivo principal oferecer à população um transporte público digno, eficiente e de qualidade.

Ilhéus participa de Fórum sobre micro e pequenas empresas em Brasília

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação representou a gestão municipal no evento


O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, representou a Prefeitura de Ilhéus no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Brasília, na última quinta-feira (10). O evento foi uma grande oportunidade para troca de experiências e buscar soluções que possam fortalecer o ambiente de negócios na cidade.

Na capital federal, o secretário participou de diversas reuniões temáticas com os comitês de Política Nacional de Desenvolvimento da MPE, Microempreendedor Individual, Formação e Capacitação Empreendedora, Investimentos, Financiamento e Crédito, além de Tecnologia e Inovação. O convite veio através do presidente da Associação das Micros e Empresas de Pequeno Porte do Sul da Bahia (AMPESBA), Agnaldo Joaquim (Durunga).

"Estive ao lado de grandes lideranças do setor, representantes do MPE e secretários estaduais de todo o país. As discussões promovidas pelo Fórum são fundamentais para pensarmos políticas que contribuam com o desenvolvimento econômico da nossa cidade, em especial das pequenas empresas, um compromisso firmado pelo prefeito Valderico Junior", disse o secretário Paulo Ganem.

A agenda ainda incluiu uma importante reunião para tratar sobre o XIV Congresso Norte Nordeste das Micros e Pequenas Empresas, que será realizado em Ilhéus nos dias 6 e 7 de outubro. O presidente da AMPESBA, Agnaldo Joaquim, também articula a possibilidade de trazer o Encontro dos Membros do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ampliando ainda mais as oportunidades de fortalecimento do setor, como destaca o secretário Paulo Ganem:

"As micro e pequenas empresas são fundamentais para o crescimento econômico do país, pois geram emprego e renda para a população. Trazer grandes eventos para Ilhéus vai ajudar nossos empreendedores a inovarem e saírem da informalidade", disse. Sucom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Pesquisa: 73,7% atribuem ao governo Lula aumento de preços nos supermercados

Ministro Fernando Haddad (Fazenda) e Lula (PT), a dupla que manda na economia - Foto: Agência Brasil. Paraná Pesquisas também apurou que qua...