quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Praça Titio Brandão reformada

Pontalzinho estará em festa para a entrega da Praça do Trabalho Titio Brandão

O Bairro do Pontalzinho, na área central de Itabuna, estará em festa na sexta-feira, dia 20, às 10 horas, para a entrega oficial da requalificação da Praça do Trabalho, que passará a denominar-se Praça do Trabalho Titio Brandão, depois da sanção da Lei Municipal 2.674, de 23 de abril de 2024.

 A nova denominação é homenagem ao lendário radialista Antônio Brandão de Jesus, o Titio Brandão, que também foi vereador na década de 1960, e morador do primeiro bairro de Itabuna, criado em 1914, após enchente do Rio Cachoeira. 

Além de constituir família e viver no Pontalzinho, o profissional que integra a história do rádio regional lutou para a urbanização e pela construção daquele equipamento público. 

 A praça ganhou novo piso em concreto, piso tátil e rampas de acessibilidade, além de um novo projeto paisagístico, área de lazer em piso de alta resistência, bicicletário e playground, a reconstrução dos canteiros de árvores e nova iluminação em LED com cabeamento embutido no solo, além da substituição da fiação aérea existente.

 O radialista Titio Brandão deu grande contribuição artística e cultural, entre as décadas de 1960 e 1980, através do rádio onde homenageava e brincava com as crianças, as mulheres e idosos, além de produzir e apresentar memoráveis programas de auditório. 

Por toda a cidade levava alegria e entretenimento no “O Bairro se Diverte”, com transmissão ao vivo pela rádio Clube de Itabuna AM, em que calouros e artistas faziam shows musicais em troca de premiação, inclusive em dinheiro fornecido pelas empresas comerciais da cidade.

A entrega da nova praça estava programada para a sexta-feira passada, dia 13, mas foi adiada a pedido de Tipen Brandão, filho do homenageado, que igualmente lutou, por quase 10 anos, como presidente da Associação de Moradores do Pontalzinho, para que esta obra saísse do papel. 

 O projeto de reforma integrou um pacote que previu ainda a requalificação das praças da Piedade, no Califórnia, e dos Capuchinhos, no Conceição, já entregues, e Antoninho Queiroz, no Fátima, cuja inauguração deve acontecer até o final do mês.  

Até agora, pelo Programa Praça Viva, 14 equipamentos públicos de um total de 22, na 1ª fase já foram entregues, para a interação social e comunitária, lazer e entretenimento.

Leia também:

Plantio de Ipê marca Setembro Verde no Hospital de Base

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18, o Dia “D” da Campanha Setembro Verde, com o plantio de árvores.

Promovido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO Sul), vinculada a unidade hospitalar, com apoio das Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da área de abrangência e do Instituto Seja um Doador, o evento aconteceu na área externa do HBLEM na presença de diretores e colaboradores da FASI, estudantes da área de saúde e pacientes transplantados.

Em um gesto simbólico de representação da vida, três mudas de Ipê, doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram plantadas na área verde do HBLEM. O objetivo foi homenagear pessoas que foram doadoras e incentivar a conscientização sobre a preservação da vida, através da doação de órgãos. Ao som dos músicos Sara Dantas e Jefferson Costa, balões brancos também foram lançados ao ar.

O relato dos pacientes transplantados Bruna Melo e Gilberto Santana, emocionou a todos. Bruna, após dois anos de espera na fila, foi contemplada com uma córnea. “Todos os dias peço a Deus que cuide da família que autorizou a doação. Hoje consigo ter minha rotina, enxergar melhor, estudar e ter minha vida de volta “, disse.

Gilberto que tinha problema renal crônico, recebeu um novo rim em janeiro deste ano. “Deus me abençoou com uma família que permitiu que seu  falecido ente querido fosse um doador. Eu tive uma nova chance, uma nova vida”, declarou.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (COSET,), convidado especial do plantio, destacou a importância da OPO Sul no processo de doação de órgãos e disse que a gestão do HBLEM tem dado um grande apoio ao trabalho. “O Hospital de Base tem um papel importante, não só no atendimento a pacientes vítimas de traumas, mas, em ofertar às famílias que perderam seus parentes, a possibilidade de doar. 

O médico coordenador da OPO Sul, Paulo Medauar Reis, disse que o relato de pacientes transplantados ajuda na conscientização sobre a doação de órgãos. Só quem acompanha a causa há muitos anos sabe a emoção que é”, comentou.

O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, parabenizou o trabalho da equipe da OPO Sul. “A gente fica orgulhoso da OPO Sul, tão comprometida com amor, empenho e dedicação. É um trabalho fantástico que salva vidas”, disse.

Ascom

Expressaounica:

Obs: Para onde foi o Cristo da Praça do Pontalzinho? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A 2º Ilhéus Fashion Day agita comércio nesta quinta-feira

Teatro Municipal  Pelo segundo ano consecutivo, várias lojas associadas à CDL de Ilhéus vão desfilar as principais tendências da Primavera/V...