quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ODUQUE: PREREITO DE ITABUNA DECRETA LUTO OFICIAL POR TRÊS DIAS

(Corpo do ex-prefeito Oduque está sendo velado na Câmara Municipal)

Foto, arquivo dos seus 99 anis
ae idade. Aqui, sendo homena
gerado no Lions. Fez um discur-
so de 10 minutos.

Por  determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria de Governo baixou Decreto com luto por três dias em todo o território do município, devido ao falecimento do empresário e ex-prereito José Oduque Teixeira as 5,/hs da manhã, deste dia 29, em sua residência no bairro Góis Calmon.

Aspecto do velório no
plenário da Câmara 

Tambem bacharel em Direito, gradusdo pela UESC, o ex-prefeito José Oduque Teixeira, no dia 21 de outubro, ao lado de seus familiares e amigos comemorou seus 100 anos de vida.  Festividades realizadas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Em 1972 se elegeu prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na 2ª tentativa, já que tinha sido candidato nas eleições de 1968. Prefeito de 1973 a 1977 teve um mandato austero em que corrigiu distorções da Administração Municipal em relação ao funcionalismo, que antes em vez de salários recebia vales, tamanha a desorganização da máquina pública.

Oduque. se orgulhava do mandato, principalmente pela atração da Nestlé, com o apoio da Ceplac e outras instituições, numa campanha acirrada pela instalação da unidade industrial de processamento de leite e cacau. Além disso, informou que na época  lutou para trazer outras empresas para a cidade, pois sabia que a instalação delas amenizaria o problema do desemprego que era grave no início da década de 70.

Na sua trajetória teve passagens pela presidência das principais instituições e clubes de serviço, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). Como empreendedor construiu sua vida a partir da Casa Teixeira,  a Mola Dada e depois da Oduque Veículos revenda de veículos Ford, com filiais em Ilhéus e Canavieiras, tendo por quase duas décadas recebido premiações da marca norte-americana.

Também atuou no transporte rodoviario (transportadora Sul Bahia), de cargas e mercadorias diversas com a Transerba, que fazia a rota São Paulo e às principais cidades da Bahia e Sergipe. 

No setor de comunicação foi sócio-majoritário do extinto Diário de Itabuna, instalado em 20 de Outubro de 1957 e extinto em 11 de Janeiro de 1995. Já a Rádio Jornal de Itabuna, teve sua confecção vendida ao empresário José Moreira Laytheber; que vendeu ao grupo Duda PolíRodas, o que permanece até os dias de hoje. 

O ex-prefeito José Oduque deixa viúva Dona Amenaide Teixeira e os filhos Geraldo, Fátima e Kátia, netos e bisnetos.

O seu corpo está sendo velado na Camara de Vereadores no plenário Dr. Raimundo Lima e o sepultamento acontece neste dia 30, às 11hs, no cemitério do Campo Santo, da Santa Casa, rua Antônio Muniz, bairro  do Pontalzinho. 

Os serviços funerários estão sendo realizados pelo empresário Paulo Preto (PRAX), que sentiu muito à sua morte, pois o ex-prefeito Oduque, era um dos seus grandes amigos.

DE ILHEUS:

Nota de pesar: Falece o ex-prefeito de Itabuna José Oduque Teixeira, aos 100 anos

É com profundo pesar que lamentamos informar o falecimento de José Oduque Teixeira, um homem de grande importância e influência em Itabuna e região. Além de ter sido prefeito na década de 70, José Oduque deixou um legado marcante como empresário, empreendedor e bacharel em Direito.

Sua trajetória é marcada por obras significativas, como a construção da sede da prefeitura, que atualmente abriga a FTC. Além disso, ele foi responsável por fazer o sucessor na época, Fernando Gomes. Sua visão empreendedora o levou a fundar a Casa Teixeira e posteriormente a Oduque Veículos em Itabuna, com filiais em Ilhéus e Canavieiras. 

Além do setor automobilístico, José Oduque também investiu no transporte de cargas com a Transerba, que realizava rotas entre São Paulo e as principais cidades da Bahia e Sergipe. Sua influência econômica foi além do empresariado, pois ele empregou centenas de jovens em suas empresas, proporcionando oportunidades de ascensão profissional e até mesmo ingresso em cursos universitários.

José Oduque Teixeira foi uma figura determinada, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento socioeconômico de Itabuna. Sua influência também se estendeu ao setor de comunicação, com a criação do extinto Diário de Itabuna e a Rádio Jornal de Itabuna.

O ex-prefeito faleceu em sua residência, no bairro Góes Calmon, em Itabuna, aos 100 anos. Ele contribuiu significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região e deixará saudades. José Oduque será velado no Teatro Municipal Candinha Doria, no Nossa Senhora das Graças, ao lado do Hospital de Base, a partir das 11 horas, desta quarta-feira (29), segundo informou a Prefeitura de Itabuna. O enterro está previsto para quinta-feira (30), no Cemitério Campo Santo, em horário a ser definido.

Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos à viúva Dona Amenaide Teixeira, aos filhos Geraldo, Fátima e Kátia, netos e bisnetos. A perda de José Oduque Teixeira deixará um vazio na comunidade de Itabuna, mas seu legado como líder, empreendedor e benfeitor nunca será esquecido. Que sua alma descanse em paz.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...