segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Chuvas em Itabuna

Diretoria da Defesa Civil monitora chuva e prevê 20 milímetros
Chuvas nas cabeceiras aumentou volume das águas do Rio Cachoeira.


Nesta segunda-feira, dia 28, a previsão para Itabuna é que chuva deve ultrapassar 20 milímetros, segundo informações da Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP). Segundo o órgão,  no domingo o  nível do Rio Cachoeira  subiu 6 metros por conta da chuva que vem atingindo há 15 dias outros municípios do sul da Bahia, a exemplo de Itaju do Colônia em Itororó, nas cabeceiras do rio.

O coordenador da Defesa Civil, o geógrafo Kaique Brito, acompanha diuturnamente os índices neste período chuvoso em toda a região, com base nos dados dos sistemas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e  Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). Nas últimas 24 horas, no entanto, a volumetria em Itabuna  foi de 10 milímetros.

Ontem, os técnicos da Defesa Civil estiveram na Vila de Itamaracá, zona rural de Itabuna, onde acompanharam a elevação do nível do rio. Até agora, só uma família saiu de casa, por conta própria, devido ao risco de inundações no Bairro Maria Matos, na zona oeste da cidade.

Itabuna permanece em Alerta Laranja, quando o risco de deslizamentos é moderado. O sinal exige atenção especial da população ribeirinha. “Há dois dias estamos emitindo alertas para as famílias que vivem às margens do Rio Cachoeira e seus tributários, como forma de prevenção”, lembra Kaique Brito. 

A cheia do rio também sofre influência das precipitações na região de Itororó e Dario Meira, onde choveu cerca de 30 milímetros nas últimas 24 horas, e do planalto de  Vitória da Conquista que teve chuvas de 79, milímetros neste mesmo período. 

Além da Defesa Civil e da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS),  a Secretaria Municipal da Educação também está sobreaviso para possível  acolhimento às famílias nas escolas de bairros da zona oeste, como Urbis IV, Ferradas e Nova Ferradas, onde canais de drenagem passaram por limpeza e manutenção. Mas, com a continuidade das chuvas podem ocorrer eventuais alagamentos.

No mapeamento recente, a Defesa Civil identificou que Itabuna tem 32 áreas de risco, que até o momento não registraram ocorrências por causa da chuva. No domingo, a Defesa Civil recebeu 12 chamados para o 199 sobre inundações nos canais, dentre eles, no  Vila Anália e Novo Jaçanã.  Só um chamado foi para vistoriar um muro no Jaçanã.

Remoção de entulhos domésticos7



A Prefeitura de Itabuna, através da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), vai  realizar um “Boa-fora” de entulhos, moveis  e eletrodomésticos velhos e lixo nos bairros  no Vila Anália, Novo São Caetano e Emanoel Leãoa partir das 7 horas deta terça-feira, dia 29.

Os materiais recolhidos serão destinados ao aterro sanitário certificado. Por isso, os moradores destes bairros deverão colocar os materiais inservíveis na porta de casa para que o Bota-fora faça o trabalho restante. “A gente chama a atenção de todos: agora é hora do descarte”, afirmou o superintendente Sousa Lino.

O superintende de Serviços Públicos disse que o mutirão visa impedir que os materiais inservíveis e lixo sejam descartados inadequadamente pelos moradores e acabe entupindo canais de macrodrenagem, riachos, córregos, etc., bocas de lobo e bueiros. A coleta será feita até 14 horas.

“ A população precisa colocar os resíduos na porta de casa entre de 7 às 12 horas para que tudo seja recolhido”, disse Sousa Lino. O superintendente de Serviços Públicos informou que o serviço de Bota-fora será executado com o  auxílio de duas caçambas e  12 colaboradores. 

No próximo dia 3, a mesma ação vai acontecer nos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste da cidade.


VEGETAÇÃO

Ao meio dia de hoje, dia 28, homens e equipamentos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fizeram a remoção de vegetação na ponte Miguel Calmon, no centro da cidade, trazida pelo Rio Cachoeira, depois de se elevar seis metros em decorrência das chuvas intensas do final de semana. A medida é preventiva e visa proteger  pilares e o tabuleiro do equipamento público.

FUTEBOL

Campeonato Interbairros chega ao fim da 4ª fase com quatro equipes classificadas
 



A q4ª fase do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna chegou ao fim no domingo, dia 27, no Estádio Luiz Viana Filho, com  quatro equipes classificadas para a semifinal  Nova Ferradas,  Pedro Jerônimo, Califórnia e Vila Anália foram os times que  conseguiram.
Prefeito Augusto Castro prestigia o Inter
-bairro


No próximo domingo, dia 4, as semifinais serão disputadas entre Nova Ferradas x Vila Anália, Pedro Jerônimo x Califórnia, também no Itabunão. Os jogos começam a partir das 8 horas.

O atacante Joeliton Dias,  do Nova  Ferradas, que venceu neste domingo o Jorge Amado, falou que o jogo de 1 a 0  foi difícil, até pelas condições climáticas adversas. “ Agora é focar na próxima semana e tentar mais uma final”, disse.

O coordenador do Campeonato Interbairros 2022, Gabriel Silva, disse que até agora é observado um bom aproveitamento técnico dos jogadores e boa participação dos dirigentes e torcedores. “O Jorge  Amado,  por exemplo, é uma surpresa.  Eliminou outras seleções que tinham cadeira cativa. Está fazendo  uma boa campanha”, comentou.

Ele disse que o  balanço do  campeonato  é positivo, já que Itabuna  ficou dois anos sem o evento por causa da  pandemia. “ A  cidade é carente do esporte”, lembrou. 

O Interbairros é coordenado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O secretário  José Alcântara Pellegrini  lembrou que  já aconteceram 66 jogos em 12  rodadas, tendo destacado   a participação  efetiva  da  torcida no campeonato.

“No domingo passado, segundo a  Polícia militar, mais de cinco mil pessoas estiveram no Estádio. Inclusive, toda a segurança está sendo oferecida aos torcedores”, falou. 

Nem o mau tempo espantou os milhares de torcedores que  foram ao Estádio assistir aos jogos  nesta reta final. “A chuva forte não apagou o brilho desse evento”, frisou Alcântara. 

O prefeito Augusto Castro esteve no Itabunão e ressaltou a  importância do futebol até  para fomentar a economia da cidade. “ O esporte aqui  é vibrante, com bons atletas, torcida e vendedores ambulantes que ganham renda-extra com a comercialização  de bebidas e comidas”, disse. 

Ascom/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...