sábado, 16 de maio de 2020

Sesttran intensifica implantação de barreiras sanitárias para o combate ao novo coronavirus

 Barreiras intensivas no centro da cidade de Itabuna fiscaliza uso de mascara e mede temperatura


Diante do crescimento dos casos confirmados de COVID-19 em Itabuna, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, vem intensificando a implantação de barreiras sanitárias fixas, nas entradas da cidade e móveis, espalhadas pelo município. Na Av. Juracy Magalhães, (saída para Ilhéus) desde a última segunda–feira (11), agentes de trânsito e fiscalização de transportes e guardas civis municipais da Sesttran, juntamente com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estão realizando abordagens aos veículos, seguindo um protocolo com perguntas aos seus ocupantes, para ossível identificação sintomática da doença, além da aferição da temperatura corporal por meio de termômetros digitais. A ação também conta com o auxílio de um profissional bombeiro civil socorrista.

Além da Av. Juracy Magalhães, mais três barreiras fixas passaram a funcionar diariamente nas emais entradas da cidade, a partir desta sexta-feira (15) e foram implantadas nas avenidas: J.S. Pinheiro  (Próximo ao antigo Derba), Manoel Chaves (São Caetano/saída para a BR - 101) e Amélia Amado (próximo ao Atacadão Mascarenhas). A Sesttran, também vem fazendo a interdição de algumas vias. As avenidas do Cinquentenário e Firmino Alves (Beira-Rio), entre outras, se encontram interditadas para o tráfego de veículos, bem como algumas praças da cidade. Na Av. Itajuípe foi instalada uma barreira de concreto (nas proximidades do Chame Guincho) e no Semi-Anel Rodoviário, para que os veículos que cheguem possam ser destinados às quatro barreiras fixas existentes hoje, que permitem o acesso à cidade de Itabuna e passem pelo devido protocolo de segurança.


Além da Guarda Civil Municipal de Itabuna, juntamente com os agentes de trânsito e fiscalização de transportes da Sesttran, elas contam com o apoio do 15º BPM, Rondas Especiais (Rondesp), Companhia de Guarda, junto ao Esquadrão de Cavalaria, Companhia Independente de Polícia Rofoviária (CIPRv/Itabuna), através da equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e a CIPE Cacaueira. As barreiras passaram a contar com a realização de testes rápidos (com resultados obtidos após 20 a 30min), para a detecção da COVID-19, com o apoio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Caso alguém apresente sintomas da doença (após triagem) e realização do teste, se o resultado for positivo, será encaminhado à UPA/24h (bairro Monte Cristo) e em caso negativo, será liberado.

Quanto às barreiras móveis, o secretário da Sesttran, Ten Cel Serpa destaca que, “serão cinco dentro da cidade, por determinação do prefeito Fernando Gomes, coordenadas pela diretoria de Transportes, com o apoio dos agentes de fiscalização de transportes, Escola Municipal de Trânsito – Emtran, coordenação de Educação e demais servidores do administrativo do órgão. Estarão todos empenhados nas ruas, no combate à pandemia. Serão entregues máscaras, realizada a aferição da temperatura corporal (que será iniciada na próxima semana), com a aplicação do protocolo de abordagem. Também continuaremos realizando o fechamento de algumas ruas e praças da cidade, pois o objetivo é garantir o distanciamento social, necessário para o contenção da incidência de casos da COVID-19. Precisamos do apoio da população, não só à noite, pois é importante que tenhamos a consciência
da gravidade do momento, e que todos aqueles que possam, permaneçam em suas casas”, conclui.
Ascom/Sesttran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...