sexta-feira, 6 de março de 2020

Primeiro LIRAa de 2020 registra queda no índice de infestação da Aedes aegypti em Itabuna


   
Roberto Góes, grande trabalho.
O intenso trabalho da Prefeitura de Itabuna para reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti no município está dando resultado. Isso porque, mais uma vez, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) indicou uma queda, passando de 7.5%, em novembro de 2019, para 6.9%, em março de 2020. Os dados da pesquisa foram coletados nos meses de janeiro e fevereiro, em 60 bairros da cidade, com a participação dos 180 agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o Programa Municipal de Controle às Endemias da Divisão de Vigilância Epidemiológica à Saúde da SMS, as notificações de casos de Dengue no município em 2020 tiveram uma redução de 63%, enquanto em todo o estado da Bahia a redução foi de 36,3%. Já em relação aos casos de Chikungunya, o município apresentou uma redução em 66%. No estado, o aumento foi de 212,6%. Sobre os casos de Zika Virus, Itabuna ainda não teve nenhum caso notificado em 2020, enquanto em todo o estado da Bahia houve uma redução de 51,4% nas notificações.


O coordenador de endemias da SMS, Roberto Góes, destaca que o índice de infestação vem caindo a cada levantamento realizado pelo município, e o número que girou em torno de 23,3% em janeiro de 2017, atingiu 7,9% no final de 2019, caindo para 6.9% na última pesquisa. Segundo Roberto, esses resultados foram possíveis graças a união de esforços de todos dos os agentes que se juntaram numa verdadeira força tarefa, através do Programa Municipal de Controle às Endemias da Divisão de Vigilância Epidemiológica à Saúde.

Ainda de acordo com o coordenador de endemias, as ações para combater o mosquito Aedes Aegipty não se restringem as visitas domiciliares realizadas em toda a cidade, sendo também executadas por meio de conscientização junto às comunidades e às instituições públicas e particulares, através de ações educativas. “Nosso trabalho é continuar orientando a população, incluindo nossos funcionários e servidores de um modo geral sobre o cuidado que se deve ter para evitar água parada em casa, no trabalho ou em espaços públicos”, reforçou. - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...