quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

UniFTC de Itabuna tem projeto aprovado para Operação Portal do Sertão do Rondon


 A equipe da Faculdade atuará no município baiano de Santa Terezinha.


            A UniFTC de Itabuna  foi selecionada para atuar da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon. O Resultado Definitivo do Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior (IES), que irão participar da operação, foi divulgado pelo Ministério da Defesa do Brasil, que coordena o Projeto em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República. A inciativa envolve estudantes de diversas IES públicas e privadas de todo o Brasil em atividades extensionistas no período de férias acadêmicas.

O projeto da UniFTC de Itabuna foi aprovado pela Comissão de Avaliação das Propostas do Projeto Rondon para o Conjunto A de ações, cujas atividades abrangerá as áreas temáticas da Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Segundo a professora Kelly de Melo Bomfim, coordenadora da equipe rondonista da Faculdade, a Operação Portal do Sertão será no período de 16 de julho a 02 de agosto em 13 municípios do Estado da Bahia. O centro regional será na cidade de Feira de Santana e a UniFTC estará atuando no município de Santa Terezinha.


Ao comunicar a divulgação do resultado ao Professor Kaminsky Mello Cholodovskis, diretor-geral da UniFTC de Itabuna, a Professor Kelly detalhou o cronograma de atividades que serão implementadas no período que antecede a viagem. Ela adiantou que nos próximos dias acontecerá a abertura de inscrições para seleção dos alunos interessados em atuar na Operação "Portal do Sertão" e a realização da viagem precursora ao município.

“Nesta viagem, o coordenador da equipe fará o diagnóstico situacional visando ajustar a proposta de trabalho com a realidade e demandas do município, além de verificar in loco espaços destinados a alojamento e refeitório para a equipe rondonista”, pontou. Kelly disse também que a ida será a oportunidade de iniciar a articulação e mobilização com os diversos segmentos da comunidade, por meio de encontros com secretários municipais, vereadores, funcionários públicos, professores, coordenadores e diretores de escolas, comerciantes, líderes religiosos, conselho tutelar, presidentes de associações de bairros, dentre outros.

“O objetivo do Rondon é contribuir para o exercício e fortalecimento da cidadania do estudante universitário e colaborar com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, através das habilidades universitárias”, argumentou Kelly Bomfim. A UniFTC de Itabuna já havia participado do Projeto Rondon durante o período de 2008 a 2012.


Por - Erivaldo Bomfim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...