sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Segurança Pública de Ilhéus é pauta de reunião com a Promotoria de Justiça


O prefeito Mário Alexandre, acompanhado do subprocurador-geral do Munícipio, Mozart Aragão, se reuniu na última quarta-feira (20), com o promotor de Justiça, Maurício Matos, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ilhéus e coordenador do Comitê no Interinstitucional de Segurança Pública (CISP/Regional), com o objetivo de discutir ações para ativação e estruturação do Conselho Municipal de Segurança Pública, e também sobre o Fundo Municipal de Segurança Pública, criados pela Lei Municipal 3120/04. A reunião foi promovida pelo CISP, no escritório da Promotoria Regional de Justiça em Ilhéus.
Foi ressaltado no encontro a relevância da atuação do Conselho Municipal de Segurança, incumbido de elaborar e aprovar o Plano Municipal de Segurança Pública, conforme o artigo segundo da Lei 3120/04. Mário Alexandre pontuou que é fundamental o trabalho em conjunto entre os órgãos de segurança, a Prefeitura e a Câmara de Municipal. “O Conselho vai auxiliar na comunicação entre os órgãos de Segurança Pública. Além disso, vai habilitar a cidade de Ilhéus para o recebimento de recursos da União, visando a execução de programas ou ações de segurança pública conforme os termos da Lei”.

O subprocurador-geral do Munícipio, Mozart Aragão, informou que a Procuradoria-Geral do Município dará todo o suporte jurídico para a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública, e também na participação da elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública. Por sua vez, o promotor Maurício Matos enfatizou que a reunião preliminar teve a proposta de ressaltar a necessidade do diagnóstico que envolve os índices de violência em Ilhéus.
Matos frisou ainda aspectos da Lei Federal 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade.
- Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...