terça-feira, 8 de outubro de 2019

Secretários de Educação do Nordeste discutem agenda colaborativa durante encontro no Piauí

Os secretários estaduais de Educação do Nordeste participaram, nesta segunda-feira (07), de uma reunião de trabalho em Teresina, no Piauí. No encontro, que contou com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi discutida uma agenda colaborativa, que aliou deliberações do Consórcio Nordeste e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
Por isto, foram abordadas questões como a realização conjunta de compras e licitações pelos estados nordestinos e a criação da Universidade Aberta do Nordeste, pautas do Consórcio. Já pelo CONSED, a pauta incluiu a agenda de aprendizagem, que passa por temáticas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a construção do Novo Ensino Médio.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do encontro para fortalecer o papel do Consórcio Nordeste no âmbito da Educação. “Este encontro da regional Nordeste do CONSED é o momento de discutimos temas estratégico para os nove estados, onde temos maior destaque para as compras e licitações, além da Universidade Aberta do Nordeste e o FUNDEB. Tivemos um debate muito valioso e rico, que contou, também, com a participação de representantes do CONSED Nacional; da Universidade Federal do Piauí; do Conselho de Educação; e da Fundação de Amparo à Pesquisa; que proporcionou que saíssemos com uma agenda para as próximas ações”, afirmou.
O presidente regional do CONSED e secretário da Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, falou sobre os desdobramentos do encontro. "Este é o terceiro encontro regional e vamos dar continuidade aos temas que tiveram início nas reuniões anteriores, fazendo parcerias e discutindo assuntos que são importantes para a Educação do Brasil e do Nordeste", disse.
A diretora geral da SEC, Roberta Santana, e o assessor Nildon Pitombo, participaram da atividade.
Consórcio Nordeste – A iniciativa, que reúne os governadores do Nordeste, visa à atuação conjunta dos estados da região para fortalecer o poder de negociação na aquisição de equipamentos, produtos e serviços, além de ações integradas nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Social, Infraestrutura, Tecnologia e Inovação, Segurança Pública, Administração Prisional e Meio Ambiente, dentre outras.  

Foto:  João Albert 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...