quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Agentes Comunitários de Saúde celebram os 27 anos do PACS

  
Os agentes comunitários de saúde de Itabuna, vinculados a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, celebraram na manhã desta quinta-feira (03) os 27 anos do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Uma programação especial aconteceu na Usemi. Um momento religioso com a pregação da palavra por parte do diácono Trajano e do pastor Reinaldo, levou um clima tranquilidade e paz para os presentes.

Apresentações culturais, palestras, momento musical com voz e violão do cantor Jean Costa, além de aferição de pressão arterial e testes gratuitos de glicemia foram disponibilizados para os agentes de saúde de Itabuna. Durante a programação também aconteceram homenagens aos agentes comunitários do Naeps (Núcleo de Artes e Educação Popular em Saúde).

Vale ressaltar que momentos como este são importantes por estimular a valorização do profissional e a manutenção da qualidade de trabalho. Importante também salientar que o agente comunitário de saúde tem um papel fundamental no acolhimento da comunidade, principalmente pelo fato dele ter um contato direto com a comunidade na qual ele também está inserido. Leias mais...  Ana Carine assume o Departamento de Licitações; Produtores reconhecem ações positivas da prefeitura;   Eleição para o Conselho Tutelar neste domingo (06) e Novo anuário estatístico de Itabuna 

  Ana Carine assume o Departamento de Licitações 

Com experiência de mais de 15 anos na área de licitações, tendo passagens por várias Prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, além de outros órgãos públicos como hospitais, a advogada Ana Carine Souza, formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), assume o Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal de Itabuna com a missão de manter o bom funcionamento do setor.

Ela que prefere a nomenclatura “consultora” ao invés de chefe, Ana Carine assinala que são vários os desafios que virão pela frente, mas que com trabalho em equipe e disposição, é possível chegar a um objetivo. “Itabuna é uma das maiores cidades da região, que possui muitas demandas, mas também uma equipe de trabalho focada em sua missão, em realizar um trabalho com segurança, atendendo os princípios da administração pública”, frisou.

E cita que existem vários processos complexos que ela já começou a estudar e que tem a missão de concluir, entre eles, o que se refere ao edital de licitação para contratação de empresa para o serviço de concessão do uso e exploração das vagas de estacionamento rotativo. “Estou estudando cada detalhe deste processo para que possamos finalizar o mais breve possível”, finalizou.



 Produtores reconhecem ações positivas da prefeitura


O prefeito Fernando Gomes recebeu, na tarde da última terça-feira (1), em seu gabinete, diversas lideranças e representantes das associações dos pequenos produtores  da agricultura familiar de Itabuna. Num clima alegre e bem descontraído os pequenos agricultores inicialmente fizeram uma prestação e contas das ações que o município vem desenvolvendo nas comunidades rurais desde o começo da atual gestão. 

“O prefeito sempre teve um olhar especial para o homem do campo e tem feito o que pode para promover melhorias em nossas comunidades”, reforçou o representante da Agrovila Bela Flor. Ele destacou, por exemplo, que a abertura de tanques para a criação de peixes que beneficias as famílias daquela área, foi uma das mais importantes ações feitas prefeitura.
O prefeito disse que é preciso investir em que trabalha e produz “e vocês precisam de assistência, mas, infelizmente, o município não pode fazer muito pelas dificuldades financeiras por conta de bloqueios de verbas, um sério problema deixado pelas administrações anteriores”.  O prefeito, entretanto, anunciou, que pretende construir uma nova ponte em Itamaracá, uma das reivindicações  apresentadas pelos agricultores. Fernando Gomes lembrou que já havia construída uma ponte no distrito, “mas que foi destruída por má administração anterior”.

A secretária de Governo, Maria Alice Araújo, disse que o município tem muitas prioridades em todos os setores e a agricultura é uma delas. “A demanda é grande e os recursos nem sempre são suficientes, o que torna impossível atender a todas as necessidades de uma só vez, por isso priorizamos as mais urgentes, é o que a prefeitura tem feito”.

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, anunciou que já pleiteou verbas por meio de emenda parlamentar para a aquisição de uma máquina pesada (patrol) para a melhoria das estradas vicinais, outro grave problema na área rural e uma das principais solicitações dos pequenos agricultores, durante o encontro com o prefeito. O coordenador  do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Roberto Pacheco informou  que já foi dado inicio ao cadastramento das famílias que vivem no campo visando incluir todas elas em programas sociais e, consequentemente, o fortalecimento da agricultura familiar.

Ele adiantou que o prefeito Fernando Gomes determinou a mobilização das demais secretarias municipais para a regularização fundiária e entrega de documentos de permissão de uso da terra, ocupadas agricultores familiares de Itabuna a ser entregue durante a Primeira feira de Agricultura Familiar a ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro em Itabuna. 


 Eleição para o Conselho Tutelar neste domingo (06)



O Conselho Tutelar de Itabuna realizará eleições no próximo domingo, dia 06 de outubro. A votação que acontecerá das 8 às 17 horas, na Escola/Creche Lúcia Oliveira, centro de Itabuna, visa compor o quadro com novos membros. De acordo com a Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, os candidatos disputam vaga no Conselho Tutelar I e II, referente ao quadriênio 2020/2023.

 Com a proximidade do pleito, a Comissão Especial Eleitoral ressalta que somente os eleitores que fizeram recadastramento biométrico até 7 junho de 2019 poderão votar na eleição do Conselho Tutelar. Para participar do pleito o cidadão deve apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

Serão cinco vagas para o Conselho tutelar I e cinco para o Conselho Tutelar II, e os seus respectivos suplentes.  Os candidatos ao Conselho Tutelar e os seus respectivos números são: 01 – Karine Leão; 02 – Marron; 03 – Professora Jocélia; 04 – Rosa Sousa; 05 – Prfª Débora Queiroz; 06 – Washington Alves; 07 – Heitor Nogueira; 08 – Tiana Brito; 09 – Saulo Araújo; 10 – Antônia Silva; 11 – Danielle Freitas; 12 – Kátia Botelho; 13 – Thayná Queiroz; 14 – Joabe Andrade; 15 – Joelma Gonçalves; 16 – Gil; 17 – Cácio Murilo; 18 – Sirlene Oliveira; 19 – Zezé – Itamar; 20 – Missionária Aline; 21 – Ana Maria Rabelo.

 Novo anuário estatístico de Itabuna 


Já está disponível no endereço eletrônico: www.itabuna.ba.gov.br  (site oficial da Prefeitura), o novo Anuário Estatístico, com os dados atualizados e informações importantes nas áreas  de saúde, educação, finanças, saneamento, habitação, entre outras, colhidas pela equipe técnica  do Departamento de Planejamento Econômico da Secretaria da Fazenda e Planejamento. O periódico tem 15 capítulos com dados históricos, características gerais e geográficas e demográficas do município.

As instituições públicas e particulares como universidades e colaboradores também receberão o material em DVD, segundo o diretor do departamento, Heleodoro Nunes Filho. Ele explicou que o anuário tem o objetivo de orientar gestores, estudantes e a comunidade em geral sobre os dados  mais relevantes do município.  Heleodoro disse que os dados atualizados e em números permite o planejamento de ações para o desenvolvimento socioeconômico do município e por extensão da população.

A coordenadora Selma Costa Calazans e o assessor de projetos Breno Cardoso, também destacaram que na área de saúde, por exemplo, o anuário enumera a quantidade de estabelecimentos existentes, os leitos disponíveis para internação, os  profissionais de saúde, os equipamentos, o cadastro atualizado de pacientes na Atenção Básica e os indicadores de atendimento ambulatorial e de procedimentos realizados.

Também foram atualizados os números de alunos matriculados, de professores e de estabelecimentos de ensino desde o infantil até ao ensino superior abrangendo o município e a microrregião cacaueira.  “Esse material  é uma importante ferramenta para pesquisa, tanto acadêmica quanto para empresas e instituições que dependem de dados para a elaboração e execução de projetos e atividades econômicas”, destacou a coordenadora.

Já o técnico Breno Cardoso adianta que na atualização das próximas edições serão incluídos produtos cartográficos e gráficos, com o objetivo de tornar o periódico ainda mais atrativo. Ele lembra que o periódico além de ser de fácil acesso, é uma boa referência de dados em praticamente todas as áreas e setores da sociedade em Itabuna.

 Ascom
Fotos: Adeildo e Waldyr Gomes
 __________________________________________________________________

PM e Guarda Civil Municipal na segurança do Interbairros
  

  
A segurança nos jogos do Campeonato Interbairros, competição que mobiliza 50 equipes e mais de 1,3 mil atletas, técnicos e dirigentes, durante o período de 5 de outubro a 21 de dezembro, com jogos nos finais de semana, foi tema de uma reunião entre o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania -FICC-, Daniel Leão com integrantes da diretoria de esportes da fundação.  O encontro também reuniu representantes do 15º Batalhão da Polícia Militar, capitão PM Marcos Aurélio, da 1ª Companhia de Polícia; e da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, o titular da pasta coronel da PM, Valcir Serpa e o comandante da Guarda Civil Municipal, Ricardo Delmondes.

Daniel Leão destacou a importância do Campeonato Interbairros, considerado um megaevento esportivo do futebol amador no interior baiano. Salientou ainda, que a sua realização só foi possível graças a uma parceria entre o governo municipal e o estadual, o que viabilizou a implementação de um convênio entre a FICC e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte -Setre-, que também deve investir na reforma do Ginásio de Esportes e Estádio Luís Viana Filho.

Para o jogo de abertura, no sábado (5), entre as seleções da Mangabinha e Banco Raso, no Luiz Viana Filho, quando é previsto um público de milhares de torcedores, ficou acertado um esquema especial de segurança, com a mobilização de homens e viaturas da PM e da Guarda Civil Municipal. Nos cinco jogos de domingo (6), a GCM também montou um esquema especial de segurança em conjunto com a PM, que inicialmente vai deslocar unidades móveis para os diversos bairros em que serão realizadas partidas programadas. A ampliação dos efetivos do 15º BPM é objeto de uma reunião complementar, ainda hoje (2), com o comandante daquela unidade militar, tenente coronel Sandro Ferreira Lopes

O diretor de esportes da FICC, Romero Freitas apresentou durante a reunião com  representantes da área de segurança, um painel do que será o Campeonato Interbairros, que deve movimentar por semana uma média de 8 a 15 mil torcedores, nos cinco campos onde serão realizados os jogos. Ele destacou a importância da participação e da parceria com a PM e GCM na segurança dos jogos, “o que é indispensável para garantia dos árbitros, atletas e dos torcedores. Sem este apoio o campeonato não seria possível.”

A competição também movimenta, segundo Romero Freitas, o comércio nos bairros onde se realizam as competições, movimentando bares, restaurantes e gerando renda para vendedores ambulantes. Outro ponto salientado é a participação das torcidas organizadas e a integração de moradores dos bairros envolvidos na competição.
 Ascom/Ficc




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...