quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Viverde e UNIME coordenam ação global


Contra o desperdício e descarte incorreto do lixo em Itabuna

No dia 21 de setembro, o Instituto Viverde e a UNIME Itabuna vão coordenar o próximo “World Cleanup Day” ou Dia Mundial da Limpeza. A informação é do Let´s do it! movimento de mobilização social, cidadania e cuidado com o meio ambiente. A ação visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, e a necessidade de conscientização sobre o problema do desperdício e descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
A data integra a maior ação de limpeza do planeta. Nesse dia, voluntários e parceiros do mundo inteiro se reúnem para livrar o planeta do lixo, limpando resíduos mal administrados em praias, rios, florestas, praças, ruas e parques. Em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países e territórios para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. Uma épica onda verde de 36 horas de limpeza em todo o mundo.

Itabuna – “Será a primeira vez de um evento de limpeza em Itabuna. Oportunidade de refletir sobre os resíduos mal administrados, inspirando políticos, empresas e a comunidade a implementar medidas para mudanças significativas. Ainda não se destina adequadamente os resíduos sólidos no município, e o desafio é mobilizar a população para essa necessidade urgente”, relata a presidente do Instituto Viverde, Waleska da Costa Viana.
A coordenadora da ação pela UNIME Itabuna, Luziléa Oliveira conclui que o Dia Mundial da Limpeza é mais um passo significativo para aumentar a reflexão sobre as questões de gestão de resíduos e recursos em todo o município. “O desafio está apenas começando. Precisamos de conscientização e mais pressão sobre todas as partes capazes de impactar as formas como projetamos, produzimos, consumimos e reciclamos nossos produtos”.
Ação coletiva – A população está convidada a se unir nesta ação cívica. Contudo, os coordenadores orientam para que cada integrante e participante esteja com o seu equipamento de proteção individual básico (bota plástica/sapato fechado, luvas, calças compridas, boné/chapéu e sacos de lixo), e por fim, colocar uma camisa branca e participar.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIME Itabuna, Ronaldo Costa informa que a partir de agora, toda a população já pode baixar em seu smartphone o aplicativo TrashOut e realizar o registro fotográfico de pontos de acúmulo de resíduos sólidos (lixo) que necessitam de uma ação no Dia Mundial da Limpeza.
Já a coordenadora do curso de Psicologia da instituição, Gleicimara Queiroz salienta que todos os estudantes interessados em participar da ação global, devem realizar o seu cadastro de voluntário pelo site: www.diamundialdalimpeza.com.br, para garantir o certificado de 40 horas.
Ação no Brasil – O Dia Mundial da Limpeza reuniu em 2018, cerca de 360 cidades e mais de 100 mil participantes mobilizados pela causa. Foram mais de duas mil toneladas de resíduos coletadas de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras. Este ano já são mais de 700 municípios brasileiros cadastrados.
O convite se estende aos representantes de ONGs, empresas, poder público e pessoas que queiram se unir a esta ação. Contatos: 73 98141-8601 ou 73 98891-1557. Para maiores informações, acesse o Instagram: @institutoviverde, e-mails: luzilea.oliveira@kroton.com.br ou viverde@viverde.org.br - Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...