segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Apresentação Musical marca campanha de doação de órgãos “Setembro Verde”


      
Quem foi ao Shopping Jequitibá na noite da última sexta-feira (27) pôde presenciar um verdadeiro espetáculo musical proporcionado pela orquestra Opus Music The Concept, que apresentou um concerto exclusivo para o Dia Nacional do Doador de Órgãos e para a campanha Setembro Verde 2019, mês de conscientização acerca da importância da doação de órgãos e tecidos. Organizado pela Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (OPO Sul – HBELEM), o evento foi marcado pela apresentação de canções que reforçam ao espírito solidário e valorizam a importância da doação de órgãos.

Durante o evento, a enfermeira coordenadora da OPO Sul, Naama Ramos agradeceu aos parceiros do Setembro Verde por oportunizarem a realização de um momento tão especial. Na ocasião, Naama agradeceu a presença de todos que participaram do evento, destacando, também, “o empenho da equipe da OPO Sul e dos funcionários do HBLEM, que se dedicaram a todas as atividades e foram fundamentais para o sucesso da campanha”.  Leia:  Eleição para o Conselho Tutelar dia 06 de outubro Dia da Responsabilidade Social da FTC


Ao falar do objetivo central do Setembro Verde, que visa sensibilizar a comunidade de Itabuna e região acerca da importância da doação de órgãos, Naama ressaltou que a adesão popular é o principal caminho para reduzir a fila de espera por um transplante. “Somos multiplicadores dessa corrente pela vida e devemos fazer de todos os meses uma extensão do Setembro Verde, para reduzirmos a fila de espera por um transplante, conscientizando ainda mais pessoas que dessa vida só levamos amor”, concluiu.

Com o tema: O Verdadeiro Herói Está em Você – Doe Órgãos, Doe Vida!”, o Setembro Verde 2019 reúne uma programação que abrange ações e atividades educativas, objetivando incentivar o cidadão a declarar para seus familiares a intenção de ser um doador após a morte. Atualmente, a negativa familiar ainda é um dos principais motivos para a não doação. A OPO Sul do HBLEM prossegue até a primeira semana de outubro desenvolvendo atividades voltadas ao Setembro Verde.



 Eleição para o Conselho Tutelar dia 06 de outubro

O Conselho Tutelar de Itabuna realizará eleições no próximo dia 06 de outubro para compor o quadro com novos membros. A votação que acontecerá das 8 às 17 horas, na Escola/Creche Lúcia Oliveira, centro de Itabuna. De acordo com a Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, os candidatos disputam vaga no Conselho Tutelar I e II, referente ao quadriênio 2020/2023.

 Serão cinco vagas para o Conselho tutelar I e cinco para o Conselho Tutelar II, e os seus respectivos suplentes. Vale ressaltar que somente os eleitores que fizeram recadastramento biométrico até 7 junho de 2019 poderão votar na eleição do Conselho Tutelar. Para participar do pleito o cidadão deve apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

 Os candidatos ao Conselho Tutelar e os seus respectivos números são: 01 – Karine Leão; 02 – Marron; 03 – Professora Jocélia; 04 – Rosa Sousa; 05 – Prfª Débora Queiroz; 06 – Washington Alves; 07 – Heitor Nogueira; 08 – Tiana Brito; 09 – Saulo Araújo; 10 – Antônia Silva; 11 – Danielle Freitas; 12 – Kátia Botelho; 13 – Thayná Queiroz; 14 – Joabe Andrade; 15 – Joelma Gonçalves; 16 – Gil; 17 – Cácio Murilo; 18 – Sirlene Oliveira; 19 – Zezé – Itamar; 20 – Missionária Aline; 21 – Ana Maria Rabelo.

 Dia da Responsabilidade Social da FTC

  

As secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e de Saúde (SMS) de Itabuna participaram no último sábado (28) do Dia da Responsabilidade Social, promovido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), com a oferta de mais de 40 serviços e atendimentos gratuitos para a comunidade do Sul da Bahia. O evento, que fez parte da programação da Semana de Responsabilidade Social, é realizado há 14 anos por iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e contou ainda com a participação de mais de 30 parceiros entre instituições públicas e privadas. As atividades aconteceram na sede da Faculdade e na Praça José Bastos.


Mobilizando técnicos e assistentes sociais, a SAS levou para população serviços do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do Centro Referência Especializado em Assistência Social Creas), além de atendimento do Programa Bolsa Família e orientação para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, a iniciativa da FTC é importante por se concretizar em mais uma oportunidade para que a população, sobretudo a mais carente, tenha acesso a serviços básicos e a programas implementados pelo governo municipal.

         Na área da Saúde foram ofertados serviços de vacinação, testes rápidos de HIV e Hepatite Viral pelo Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat/ISTs), bem como a Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses em parceria com o curso de Medicina Veterinária da FTC e Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na defesa e proteção de animais. Que também teve participação de destaque no Dia da Responsabilidade Social a Escola Profissionalizante de Itabuna, com a oferta de serviços de corte de cabelos.

         Segundo a professora Cássia Ferreira, coordenadora da Semana de Responsabilidade Social da FTC Itabuna, a participação das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde foi imprescindível para que o evento ultrapasse o mais de 1.500 atendimentos no sábado (28).  “Os serviços e atendimentos ofertados pela Prefeitura sempre despertam interesse da população carente que, muitas vezes, não tem acesso facilitado a eles no dia a dia”, pontou. 
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...