quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Itabuna: Centro de Testagem e Aconselhamento para portadores de ISTs

O programa de controle e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV-AIDS), já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna, ganhará um importante reforço com a implantação de uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ministério da Saúde. O pedido, feito pelo vereador Ronaldo Geraldo dos Santos (Ronaldão), ao deputado federal Ronaldo Carletto foi atendido e será executado em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

A informação é da coordenadora municipal de IST/HIV-AIDS da SMS, Fabrícia Moura após audiência esta semana com o deputado estadual Robinho e o assessor especial Nadson Oliveira, da Sesab, em Salvador. Segundo Fabrícia, o CTA irá oferecer, além de testagem e o diagnósticosorológico da infecção pelo HIV, de forma gratuita, também terá ações de educação em saúde e de aconselhamento como abordagens de redução de risco e vulnerabilidade. 


Um detalhe destacado pela coordenadora, é que todo o processo para o atendimento aos pacientes é de integral confidencialidade.  “Os indivíduos diagnosticados como soropositivos para o HIV são encaminhados às unidades de saúde de referência onde recebem da assistência médica integral e acompanhamento permanente”, explicou Fabrícia.

Para a coordenadora, os CTAs são importantes unidades de atendimento ao portador de IST e representam um avanço na promoção e no acesso fácil ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, hepatites e sífilis, favorecendo a população em situação de maior vulnerabilidade. O primeiro Centro de Testagem e Aconselhamento foi implantado em São Paulo em 1989 e a intenção da Sesab, segundo adiantou Fabrícia Moura, é estender unidades itinerantes a outros municípios baianos.


Ascom
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...