sexta-feira, 5 de julho de 2019

Funcionários da Rota Transportes doaram agasalhos a instituições assistenciais de Itabuna



Envolvidos pelo espírito de solidariedade e fraternidade, funcionários da Rota Transportes Rodoviários realizaram uma campanha de arrecadação de agasalhos para doação a duas instituições beneficentes da cidade de Itabuna, o Lar Fabiano de Cristo e o Albergue Bezerra de Menezes. A mobilização foi feita entre os colaboradores da empresa, que estimula a promoção de ações sociais no ambiente de trabalho.

As entregas dos agasalhos foram realizadas pelas psicólogas Ivana Almeida e Luisa Alves Pereira Santos e o motorista Romildo Ramos. No Albergue Bezerra de Menezes, a equipe da Rota Transportes foi recebida pelo presidente César Brandão e a coordenadora administrativa Tatiane Gomes, e no Lar Fabiano de Cristo, pela supervisora, Celeste Aída Seara, e o assistente administrativo, Eujácio da Silva Nascimento. 

O Albergue Bezerra de Menezes, instituição sem fins lucrativos localizada no bairro Antique, foi fundada na década de 70 por Bionor Rebouças Brandão, para acolher pessoas carentes acometidas por tuberculose. Com a diminuição do número de casos da doença, passou a abrigar também, carenciados de idade avançada e portadores de outras enfermidades. Atualmente, dirigida por César Brandão, filho do fundador, a instituição abriga 126 pessoas, a maioria idosos. Ele explica que com o fechamento do Hospital São Judas, foram recebidas 14 pessoas com deficiência mental.


A hospedagem, em formato de vila em aclive, possui acesso íngreme na sua rua interna e abriga moradores passageiros e outros definitivos, inclusive, alguns abandonados por suas famílias.  Os internos recebem três refeições e um lanche, por dia, e são atendidos por uma equipe de 37 funcionários, entre eles, quatro cuidadores, dois enfermeiros e quatro técnicos de Enfermagem. Segundo Brandão, o atendimento médico aos pacientes da instituição é sempre feito, em sua maioria, por Afonso Malta e Adilson Ribeiro.  E ao receber as doações, expressou: “A Rota não me nega nada. Paulo e Elaine sempre lembram daqui”.  
Lar Fabiano de Cristo (Casa de Rachel) - Fundada na década de 50 pelos espíritas Francisco Cândido Xavier, Carlos Torres Pastorino, Divaldo Pereira Franco, Jorge Andréa dos Santos, José Hermógenes de Andrade Filho, Alziro Zarur e Jaime Rolemberg de Lima, a instituição é dirigida, atualmente, por Regina Maria de Oliveira e possui mais de 50 unidades espalhadas por todo o Brasil

A proposta inicial consistia em apoiar lares que acolhessem entre seis e dez crianças, com atenção individualizada, como se adoção fosse. Cada um do grupo contribuiria para que nada faltasse às crianças e a quem os acolhesse. Logo percebeu-se que as crianças beneficiadas ao retornarem às famílias de origem viviam conflitos de toda ordem, especialmente por não existir afinidade na orientação que recebiam. A família também precisava de apoio.
Hoje, as atividades socioassistenciais são oferecidas para a melhoria da qualidade de vida das famílias inscritas que se encontrem em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, decorrentes da pobreza e distribuídas por faixas de atendimento.

A unidade de Itabuna do Lar Fabiano de Cristo, intitulada Casa de Rachel, está localizada na Av. Manoel Chaves, no bairro Jacanã, e oferece serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A supervisão, desde 1996, é de Celeste Aída Seara. Segundo a assistente social, “esse projeto nasceu em Itabuna pela necessidade de amparar essas famílias que viviam abaixo da linha da pobreza.”. 

No momento, são atendidas 84 crianças, de 3 a 5 anos, que entram na Casa às 8 horas e saem às 17 horas, além de 50 idosos, e 250 jovens, de 12 a 17 anos e 11 meses, que fazem oficinas de música (com vagas em aberto), judô, capoeira e balé. A música é um dos grandes elementos da educação transformadora do Lar Fabiano de Cristo, sendo responsável por aglutinar e integrar coparticipantes, independentemente das suas idades.

“O sonho da maioria é o sax, a flauta transversal e a clarineta, que são instrumentos caros. Nós temos aulas de violino, na parte da tarde, e de vários instrumentos de sopro, mas o sax é o xodó. Em 2017, a diretora da Rota, Elaine Carletto, visitou a nossa instituição para doar um saxofone, que vem proporcionado a alegria de muitas crianças.”, afirmou a supervisora. 
  
Os jovens podem participar de várias oficinas e isso tem mudado muito a vida dessas pessoas. Já houve três formações de orquestra e elas se dissolveram porque esses jovens passaram para os 18 anos e foram para faculdade. “A gente participa de uma educação transformadora com a missão precípua de promover pessoas. E esse tem sido o nosso papel.”

“Já tivemos outrora em regime de creche, 300 crianças. De 1978 a 1986, foram realizados trabalhos de reinserção das crianças que eram abrigadas temporariamente na Casa de Rachel e 40 delas retornaram às suas famílias. E em 2018, viabilizamos a inserção de 15 jovens no mercado de trabalho”, finaliza a assistente social contabilizando a contribuição social da instituição.  Por  - Zé Carlinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...